em

Farmácia que atende comunidade carente pede doações

A Farmácia da Partilha, projeto da Faculdades Ponta Grossa em parceria com a Paróquia São José, realiza diariamente a entrega de medicamentos gratuitos para pacientes que recebem até dois salários mínimos. No entanto, o estoque de medicamentos da farmácia está reduzido em decorrência da falta de doações.

De acordo com a professora de Farmácia e farmacêutica assistente, Daniele Fardin Assunção, todas as doações dos remédios são provenientes de amostras grátis dos médicos, representantes e hospitais. Anteriormente, toda a população poderia realizar doações, mas uma determinação da Vigilância Sanitária permitiu apenas entregas de amostras grátis. "A medida foi para a segurança dos próprios pacientes. Não tínhamos como saber se os remédios estavam sendo armazenados de maneira correta, por exemplo", disse Daniele.

Mas, após a determinação, o estoque de medicamentos distribuídos aos pacientes já está com o estoque reduzido. Remédios para tratar a hipertensão, diabetes, asma, colesterol, além de outras doenças respiratórias, já começaram a fazer falta na farmácia.

"Pedimos para que os médicos e representantes para que tragam estes medicamentos até a farmácia. Muitas vezes eles chegam, mas infelizmente já estão vencidos e precisamos fazer o descarte", comenta a farmacêutica. A Farmácia da Partilha completa 10 anos de existência neste mês e distribui, em média, medicamentos para 45 pessoas diariamente. Mensalmente, mais de mil pacientes são beneficiados pelo projeto com remédios gratuitos.

Além da distribuição de medicamentos, a farmácia tem o objetivo de realizar o descarte correto de remédios vencidos entregues pela população, além de seguir a linha educacional, ofertando estágio aos acadêmicos de Farmácia da Faculdades Ponta Grossa.

Cadastro

Quem quiser receber os medicamentos gratuitos pode realizar o cadastro na sede da farmácia, localizada na Rua Princesa Isabel, 179 – ao lado da Paróquia São José. É necessário levar documento de RG, CPF, comprovante de endereço e renda de até dois salários mínimos. Já os interessados em fazer doações podem realizar diretamente na farmácia.

Farmácia pede doações de amostras grátis de médicos e representantes. (Foto: José Aldinan)

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.