em

Evento em PG divulga forma de reduzir custo de energia em cerca de 20%

Postes de rede elétrica. Foto: Agência Brasil.

Na próxima terça-feira (6), o Conselho temático de Energia da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), realiza na Casa da Indústria de Ponta Grossa, a partir das 8h30, um evento para explicar ofuncionamento e sanar dúvidas dos industriais da cidade sobre alternativas disponíveis para minimizar os impactos de gastos com energia elétrica no mercado livre. Ponta Grossa abre a série de eventos que acontecerão em Curitiba, Maringá, Londrina, Arapongas, Apucarana, Cascavel, Francisco Beltrão, Pato Branco e Guarapuava.

Leia também: Morre advogado, professor e empresário Florian Strasburger aos 44 anos

Os empresários interessados devem utilizar 13800 volts e 500 kW de demanda, ou seja, devem ser atendidos em média tensão pela concessionária ou ter um transformador dentro da empresa. “No ano passado,uma portaria do Ministério de Minas e Energia autorizou essa alteração da contratação ou migração para o mercado livre e estabeleceu que qualquer cliente pequeno que tenha uma entrada de média tensão pode migrar para este formato mais econômico, a partir de janeiro de 2024”, aponta Carlos Fiuza, engenheiro eletricista da Fiep, que destaca que o evento acontece em parceria com a Copel.

Fiuza comenta que a Fiep realiza neste momento um trabalho de divulgação para os industriais se adaptarem a esta característica de atendimento, para que possa avaliar a possibilidade de migrar do mercado cativo da Copel para o livre, de qualquer gerador de energia. “O potencial de economia é de aproximadamente 20% no valor da tarifa, mas vai depender do contrato a ser fechado. Além disso, a vantagem em relação ao mercado regulado é não ter distinção de horário e bandeira tarifária”, explica.

“Em virtude disso, é muito importante que os empresários do setor participem deste evento para entender de maneira mais aprofundada estas e outras vantagens, como as adequações necessárias que deverão ser realizadas pelas empresas e prazos para realizá-las”, adianta Fiuza.

Darcy Miara Júnior, síndico da Casa da Indústria de Ponta Grossa, entende que este é momento para as indústrias se planejarem e se adequarem para uma nova alternativa de consumo de energia elétrica que possibilitará uma economia real no custo. “Convidamos os industriais dos Campos Gerais a entender mais deste modelo e poderem garantir um impacto positivo suas empresas”, finaliza Miara Júnior.

Serviço:

Evento Mercado Livre deEnergia para indústrias

Data: 6 de junho

Horário: das 8h30

Local: Sede da Casa daIndústria – Rua Cel. Francisco Ribas, 58, Centro.

Inscrições pelo telefone / WhatsApp:(41) 98812-5742

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.