em

Estado inicia tratativas para atender demandas regionais de consultas e exames

Após o anúncio de que o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) não atenderá mais cirurgias eletivas em urologia e neurocirurgia, o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), anunciou que iniciou tratativas com uma instituição hospitalar do município para que possa ser habilitada pelo Ministério da Saúde para atender as demandas regionais na alta complexidade de neurologia e neurocirurgia.

"Na semana que vem, uma equipe técnica da secretaria irá a Ponta Grossa para tratar desta questão. O objetivo é não deixar nenhum paciente desatendido", informou a pasta.

Na noite de quinta-feira (6), o HU emitiu nota informando que, além das cirurgias eletivas, a área de "ginecologia não conta com prestador habilitado; exames de mamografia – a responsabilidade não é do HU ; testes de esforço – obrigação dos serviços habilitados em cirurgia cardiovascular; e eletroneuromiografia, o HU não deixará de ofertar este exame".

Ainda segundo a nota do HU, o hospital "cumpre todas as suas obrigações como hospital de ensino, integrante da Rede de Assistência a Saúde e Rede de Urgência e Emergência da Sesa. A Universidade Estadual de Ponta Grossa e direção do HU-UEPG investem esforços e recursos físicos, humanos e orçamentários para cumprir este papel com excelência reconhecida", informou.

Bom Jesus

Ainda segundo a Sesa, o Estado está em processo de desabilitação do hospital Bom Jesus nas áreas de alta complexidade de neurologia e neurocirurgia, a pedido da própria instituição, que vem enfrentando grave crise financeira nos últimos anos.

"Desde setembro de 2019 a Secretaria da Saúde, por intermédio da 3º Regional de Saúde, tem se reunido com a direção da instituição e seu corpo clínico para tentar solucionar a situação. O governo fez um aporte de recursos de R$ 1,1 milhão para aquisição de tomógrafo".

Os quadros graves, segundo a pasta, estão sendo absorvidos pela Santa Casa de Misericórdia, pelo Hospital Regional dos Campos Gerais e por hospitais de Curitiba. "O Hospital Bom Jesus continua atendendo o SUS, sendo referência na alta complexidade de cardiologia. A instituição também recebe pacientes de média complexidade em neurologia.

Exames
Com relação à suspensão de exames, a Sesa informa que o exame de mamografia pode ser realizado em dois outros prestadores da região: Clinica da Imagem, em Ponta Grossa, e MK Clinic, em Jaguariaíva. "Essas clínicas têm registrado, inclusive, sobra de agenda em alguns meses. Já o Teste de Esforço é oferecido nos ambulatórios habilitados em Cardiologia do Hospital Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Bom Jesus, ambos em Ponta Grossa".

Na área de cirurgias eletivas, a referência para neurocirurgia é o Hospital Rocio, de Campo Largo, via sistema de regulação estadual. "E para Urologia, como não há prestador de referência nessa especialidade, os pacientes são encaminhados para Tratamento Fora do Domicílio (TFD) em Curitiba".

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.