em

Estado deve licitar Centro de Especialidades neste semestre

O Governo do Estado deve licitar o Centro de Especialidades dos Campos Gerais, previsto para ser instalado em terreno ao lado do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU), em Ponta Grossa, até o final deste semestre. A informação é da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), que também informou que o investimento deverá ser de R$ 7 milhões. No momento, a equipe técnica do Governo do Paraná está finalizando o projeto de execução.

Com isso, a obra deve sofrer um novo atraso. O valor de R$ 7 milhões para a obra é o mesmo anunciado ainda em 2013, quando se acreditava que o prédio seria construído em terreno adquirido pela Prefeitura de Ponta Grossa, na região do Jardim Carvalho. A empresa contratada em 2015 para a obra acabou abandonando a execução, levando a um rompimento de contrato, e a um adiamento maior que o esperado para sua conclusão. Posteriormente, o Governo do Estado assumiu a responsabilidade pela obra e disponibilizou terreno.

A unidade é aguardada com expectativa, porque atenderá a população de 19 municípios de duas regionais: 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa e 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba. A rede Mãe Paranaense e o atendimento a pacientes em condições crônicas, como pacientes com diabetes e hipertensão deve ficar entre as competências do Centro. Uma reunião em outubro de 2016 previa que a obra já estivesse prevista no orçamento de 2017, o que acabou não ocorrendo. Com isso, o funcionamento do local, que deveria ocorrer neste ano, deve ficar para 2019, já que o contrato originalmente firmado com o município previa o prazo de 360 dias para conclusão.

 

Consórcios

Os centros de especialidades fazem parte do ComSUS – programa estadual de apoio aos consórcios intermunicipais de saúde. Implantado em 2012 pelo governo estadual, o programa já destinou investimentos em obras, equipamentos e custeio dos centros de especialidades espalhados pelo Estado. A implantação de Centros de Especialidades do Paraná uma estratégia importante da atenção secundária, que é de responsabilidade dos consórcios intermunicipais de saúde. São unidades ambulatoriais de alta resolubilidade que ofertarão, num mesmo espaço, consultas e exames especializados, atendimento com equipe multiprofissional e cirurgias eletivas ambulatoriais. Atualmente, parte desses procedimentos é realizada nas dependências do HU, em Ponta Grossa.

Obra deve ocorrer em terreno ao lado do HU (José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.