Menu
em

Escolas de PG são premiadas por bom desempenho em nota do Ideb

Premiação foi dividida em categoria Ouro e Diamante e contemplou as instituições de ensino com mais de 600 matrículas

Foto: Colégio Profº Colares alcançou o 1º maior crescimento no Ideb em todo o Núcleo regional de Educação/ Fábio Matavelli

Escolas de Ponta Grossa e municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) foram premiadas na última semana pela Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) pelo bom desempenho na nota do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) realizado em 2019.

De modo geral, Ponta Grossa melhorou o desempenho com as notas de 2019 se comparado a 2017. No ensino fundamental, anos finais do 6º ao 9º, as escolas estaduais obtiveram juntas média de 4,8 em 2019 e 4,4 em 2017. No ensino médio, a média pulou de 3,6 em 2017 para 4,5 em 2019.

A premiação foi dividida em categoria Ouro e Diamante e contemplou as instituições de ensino com mais de 600 matrículas. Três escolas de Ponta Grossa foram homenageadas com a Categoria Diamante e 11 instituições na Categoria Ouro.

“O Núcleo Regional Ponta Grossa teve um avanço significativo com relação ao Ideb de 2017. O maior avanço foi no ensino médio e a nível de estado vemos que foi algo de muito trabalho para conseguirmos avançar em aprendizado real que não é algo simples e nem fácil. As nossas escolas tiveram reconhecimento do trabalho dos diretores, alunos e professores com estas premiações. Para nós, é uma grande alegria”, ressaltou a chefe do NRE, Luciana Aquiles Sleutjes.

Segundo ela, a perspectiva para esse ano é de muito trabalho na preparação para a próxima prova que será realizada em novembro. “Viemos de um processo de suspensão das aulas por conta da pandemia. Teremos um trabalho ainda mais intenso com a equipe pedagógica através de planejamentos prioritários com o objetivo de mantermos os nossos índices”, destacou.

Paraná

De acordo com a Seed-PR, o Paraná teve a alta mais expressiva do país (de 0,7) no ensino médio, de 3,7 para 4,4, subindo de sétimo para o quarto lugar no ranking de escolas públicas. Já no ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), o Estado subiu do sétimo para o terceiro lugar na classificação nacional, com a média de 5,1.

Municipal

A rede municipal também obteve bons resultados nas turmas do ensino fundamental (4ª série / 5º ano). A média, que era de 6,3 em 2017, saltou para 6,5 em 2019. O resultado também atingiu a meta projetada pelo Inep.

“Atingimos a meta e registramos novo crescimento. A rede municipal de Ponta Grossa tem apresentado uma evolução consistente no índice, o que é um reflexo da formação permanente dos professores, do trabalho de cada um em sala de aula e também da dedicação de nossos alunos. Reconhecemos o grande empenho dos nossos profissionais”, destacou a secretária municipal de Educação, Simone Pereira Neves.

Saeb 2021

Parte integrante da nota do Ideb, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 será realizado entre 8 de novembro e 10 de dezembro em todas as unidades da federação. A partir de setembro, as escolas participantes serão contatadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para fazer o agendamento da aplicação dos testes. Serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes de 5º a 9º anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio.

Colégio Professor Colares teve maior crescimento do Ideb

O Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Colares, localizado no bairro de Oficinas, em Ponta Grossa, foi premiado na Categoria Ouro por ter alcançado o 1º maior crescimento no Ideb do ensino fundamental, em relação a 2017, no Núcleo Regional de Educação.

Em 2017, a média da nota no ensino fundamental foi de 3,1 saltando para 5,0 em 2019. A média alcançada foi, inclusive, maior que a meta de 4,6 projetada pelo Inep. “Assumi a direção em 2019 com a meta de alcançar resultados. O colégio estava em uma situação muito tensa, tivemos oito meses de trabalho e organização do ambiente, disponibilizando materiais e melhores condições aos alunos”, destacou o diretor Douglas Gebeluka.

Por outro lado, o diretor teme que a nota de 2021 não tenha bons resultados quanto 2019. “O agravante da pandemia trouxe o ensino remoto e a dificuldade no processo do ensino e aprendizagem do aluno que não está em sala de aula. No ensino presencial, o professor circula pela sala e percebe a dificuldade do aluno. E, dificilmente no remoto, as dúvidas não são esclarecidas. Então teremos grandes entraves pela frente”, finalizou Douglas.

Saiba mais

O colégio-cívico militar irá realizar sua primeira formatura dos alunos no próximo dia 24 de agosto com a presença do presidente da república Jair Messias Bolsonaro. O horário e os detalhes ainda estão sendo definidos.

QUADRO

Escolas premiadas de Ponta Grossa e região

Categoria Diamante

Colégio Nossa Sra da Glória – por avanço no ensino médio

Colégio Medalha Milagrosa – por média no ensino fundamental

Colégio Profª. Elzira C de Sá. (município de Castro) – por avanço no ensino fundamenta

Colégio Antônio e Marcos Cavanis e Profª Maria A. Nisgoski (município de Castro) – por média no ensino fundamental.

Categoria Ouro

Colégio Medalha Milagrosa

Colégio Augusto Ribas

Colégio Regente Feijó

Colégio Nossa Sra da Glória

Colégio Elzira Correia de Sá

Colégio Meneleu de Almeida Torres

Colégio Ine Messias Erdmann

Colégio Cívico-Militar Professor Colares

Colégio Dorah G Daitschman

Colégio Gil Stein Ferreira

Colégio Henrique Stadler

Colégio Margarete M Mazur

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile