em

Rede estadual inicia segundo semestre em 47 escolas de Ponta Grossa

Foto: Arquivo DC

A rede estadual de ensino iniciou o segundo semestre na quarta-feira (21) com 47 escolas em atividades presenciais de Ponta Grossa seguindo o modelo híbrido. Apenas um Ceebja do sistema prisional e uma escola – Francisco Pires Machado – estão passando por obras e seguem fechadas de forma temporária.

Também segue a reabertura gradual das instituições para a retomada das atividades presenciais no modelo híbrido. Mais de 1,7 mil colégios abrem total ou parcialmente nesta semana, cerca de 500 a mais do que no encerramento do primeiro semestre.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), nos demais 10 municípios do Núcleo Regional de Ponta Grossa, todas as 64 unidades escolares estão em funcionamento. Dos 46 mil estudantes da região, quase metade já está no modelo presencial e, conforme apontou a pasta, a tendência é que o número de alunos nesta modalidade aumente nas próximas semanas.

As instituições de ensino seguem o protocolo de segurança garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.

Presencial

A SEED reforça que o retorno presencial não é obrigatório. Pais, mães ou responsáveis que desejem a volta dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino. Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto via Google Meet e também pelas plataformas digitais do Aula Paraná, na TV aberta e no YouTube, além do kit pedagógico impresso.

Nova consulta pública para eleição de diretores acontece nesta sexta

Uma nova consulta pública para a escolha dos diretores e diretores auxiliares acontece nesta sexta-feira (23) em 15 escolas estaduais de Ponta Grossa. A eleição, em primeira chamada, aconteceu no dia 7 de julho mas, na ocasião, estas escolas não atingiram o quórum mínimo necessário para que o resultado fosse homologado.

Das 15 instituições, seis delas terão a eleição realizada de forma online e nas demais acontecerá de forma presencial. Na primeira chamada foram homologados o resultado da consulta pública que elegeu diretores e diretores auxiliares de 22 escolas.

Estão aptos a votar professores que estejam supridos na instituição de ensino; funcionários supridos na instituição de ensino; responsáveis, perante a escola, pelo aluno menor de 16 anos; alunos com no mínimo 16 anos completos até a data da consulta. A votação será das 8 às 21 horas.

Nas escolas onde a votação será presencial, a comunidade irá até a escola fazer sua opção de voto. Na votação online, os votantes receberão um link e token pessoal e intransferível para fazer sua opção.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.