em

Escola Adventista conscientiza alunos sobre gravidez na adolescência

O projeto 'Piudacinho de Mim', desenvolvido pelo colégio Adventista, conscientiza os jovens sobre gravidez na adolescência. Desenvolvido pela professora Nayara de Oliveira dos Santos, da disciplina de Arte e Ensino Religioso, e da coordenadora de Marketing da escola, Andressa Motta, o projeto acontece com os alunos do 8° ano – ensino fundamental 2 e tem o objetivo de demonstrar que é preciso tomar cuidados com o próprio corpo, além de respeitar o corpo do outro.

"Deus criou o ser humano com a capacidade de fazer escolhas e que todas elas nos trazem consequências imediatas ou futuras. É preciso conscientizar os adolescentes da importância de esperar a hora certa de ter relações sexuais e evitar a gravidez na adolescência. Temos que prepará-los para repassarem seus conhecimentos à comunidade e transmitir conhecimento a respeito das causas e consequências da gravidez enquanto jovens", disseram as coordenadoras do projeto.

Etapas 

Todo o projeto está dividido em quatro etapas e será aplicado ao longo de seis aulas. A primeira consiste em uma introdução do conteúdo, a partir de uma conversa com os alunos sobre o tema da gravidez na adolescência, com o auxílio de algumas reportagens que a mídia disponibiliza e o livro didático de ensino religioso. A segunda etapa será apresentar aos alunos pintinhos vivos e instigar a curiosidade dos mesmos para buscar meios de cuidar das aves para que  não adoeçam.

"O próximo passo do projeto será o sorteio dos casais que farão partilha de seus 'filhos', além de descobrir aqueles que terão essa responsabilidade sozinhos (pais e mães solteiros). A chegada dos pintinhos vivos, representará por duas semanas, com algumas regras, entre elas, a de envolver-se completamente com a atividade e a obrigatoriedade da presença ao lado do pintinho 24 horas por dia. Viver a adolescência concomitante com uma gestação e, posteriormente, com um bebê não é fácil nem para a menina nem para o menino. Daí, a importância de se discutir essa questão com os adolescentes", destacam as educadoras. Já a quarta e última etapa será a realização de um seminário com indagações sobre a experiência vivida pelos jovens.

Alunos terão que cuidar de pintinhos por duas semanas. (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.