em

Equipes retiram 471 toneladas de lixo do Lago de Olarias em dois anos

Limpeza ocorre constantemente (Arquivo DC)

Foi no começo de 2019 que o Lago de Olarias, em Ponta Grossa, começou a ganhar aparência de parque. Foi quando as comportas fechadas fizeram subir o nível das águas e o projeto saiu do papel. Mas manter o lago limpo, para assim permitir sua contemplação, não é tarefa fácil.

A prefeitura fez um levantamento, a pedido do Diário dos Campos e portal dcmais, sobre a limpeza no lago e entorno. Concluiu que, em 2019 e 2020, foram retiradas do local 471 toneladas de lixo.

Somente no ano de 2019, a quantidade de resíduos recolhida foi de 295 toneladas. Segundo a PGA, empresa que faz a coleta de lixo no município, essa é a quantidade aproximada de lixo recolhida pelos seus caminhões na cidade inteira em um dia.

Claro que existe uma variação aí, porque também estão inclusos nesta conta a vegetação excessiva que se acumula no espelho d’água e que, periodicamente, é recolhida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“As equipes do Meio Ambiente vão diariamente ao lago para realizar a limpeza constante. São onze funcionários, contado com o encarregado, que possuem o auxílio de um bote para recolher os materiais que venham a poluir o espelho d’agua”, revela a assessoria de imprensa da prefeitura.

Entre os materiais que mais poluem o lago e que são retirados estão os plásticos, principalmente as garrafas pets. Mas, já foram encontrados também animais mortos no local, como cachorros.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.