em

Entrega de medalhas marca solenidade da Polícia Militar em PG

Para celebrar a memória do Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, Patrono da Polícia Militar do Paraná, o 1º BPM realizou uma solenidade militar na manhã desta quarta-feira (17).

O evento aconteceu na sede do Batalhão, no Bairro da Ronda, em Ponta Grossa, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares do Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Durante a solenidade, reconhecendo o heroísmo, a abnegação e os bons serviços prestados por Oficiais e Praças da Corporação, 32 integrantes da Polícia Militar foram condecorados com medalhas.

Dentre as medalhas entregues, a “Medalha de Humanidade”, conferida ao militar que, no cumprimento do dever, praticou ato de heroísmo para salvar a vida de outrem; a “Medalha de Sangue”, outorgada àqueles que, no desempenho de suas missões, receberam ferimentos de natureza grave; além das “Medalhas Policial-Militar” de bronze, de prata e de ouro, concedidas aos milicianos que completaram, respectivamente, 10, 20 e 30 anos de serviço.

O 1º BPM esclarece que o dia 17 de maio é uma data em que se enaltecem os feitos históricos do Coronel Sarmento, seu espírito de patriotismo e civismo, adjetivos que o fizeram Patrono da PM no Estado.

Divulgação
Foram entregues medalhas a 32 policiais que se destacaram na profissão

 

História

O Coronel Joaquim Antonio de Moraes Sarmento nasceu no Estado do Ceará, no dia 17 de maio de 1882, vindo para o Paraná em 1903. Ingressou na Polícia Militar do Paraná, à época Regimento de Segurança, no dia 29 de julho de 1907, então com 25 anos de idade. De 1912 a 1926, participou de todas as operações revolucionárias no Estado. Durante este tempo, recebeu muitas condecorações, dentre elas a “Medalha de Serviços Militares”.

Tomou parte na “Campanha do Contestado” e, durante a “Batalha do Irani”, em 22 de outubro de 1912, enfrentando os jagunços do falso monge “José Maria”, na tentativa de salvar seu Comandante, Coronel João Gualberto, foi ferido gravemente no olho direito. Sobrevivendo heroicamente à batalha, o Coronel Sarmento faleceu em 21 de abril de 1934.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.