em

Entenda atribuição das 30 doulas que atuam em maternidade de PG

Foto: Divulgação/Aline Jasper/UEPG

O Hospital Universitário Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG) conta com cerca de 30 doulas voluntárias cadastradas para atuar em partos. Segundo a assistente social Lucimara Nabozny, o Humai tem uma vocação para a humanização do parto – na qual a doula tem papel fundamental, com acolhimento, acompanhamento e suporte emocional.

Leia mais: Hilux, Jeep e Amarok integram frota da Guarda Municipal

No Humai, o voluntariado de doulas acontece desde 2021. Para participar, a doula precisa fazer um cadastro prévio com o Serviço Social, apresentando cópia e original dos documentos pessoais (RG e CPF), do certificado da formação de doula, comprovante de endereço e carteira de vacinação completa (incluindo a vacina contra Covid-19). Como o hospital atende exclusivamente pelo SUS, não pode ser realizada nenhuma cobrança em decorrência do atendimento no Humai.

A doula Caroline Sauner explica as atribuições de sua atuação. “A doula não é técnica, ou seja, ela não ‘faz parto’”, explica. Segundo ela, o papel da doula não é realizar exames ou aferir sinais vitais, mas sim de ajudar a aliviar a tensão e a ansiedade do momento. “Durante o trabalho de parto, ajuda a mulher a lidar com a dor, com massagens, acupressão, posicionamentos, aromaterapia e por aí vai”.

Recomendação da OMS

A atuação da doula na gestação, parto e pós-parto é recomendada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de aumentar o bem-estar da mãe e ajudar na depressão pós-parto, a presença da doula diminui os índices de cesáreas e a duração do trabalho de parto, além de reduzir o uso de intervenções no parto, como analgesia peridural, ocitocina e fórceps.

Profissão

Tramita na Câmara dos Deputados, desde 2017, um projeto de lei que regulamenta a profissão de doula, que está inclusa no Cadastro Brasileiro de Ocupações, do Ministério do Trabalho. Nesse projeto, são caracterizadas as áreas de atuação e atividades das doulas, que não incluem a participação nos procedimentos médicos ou de enfermagem. A presença da profissional não substitui o acompanhante da paciente: nas maternidades, é permitida a entrada de um acompanhante, mais a doula.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.