em

Empresas da região são destaques em projetos de inovação

Cada vez mais, as empresas estão preocupadas com os cuidados junto ao meio ambiente mas, muito mais abrangente, estão desenvolvendo ações e projetos ligados à inovação e sustentabilidade com o principal objetivo de minimizar os impactos ambientais e melhorar a qualidade dos produtos oferecidos. Na região dos Campos Gerais, as iniciativas estão ganhando força e, por isso, recebem destaque em todo o Paraná.

Esta visibilidade tem sido reforçada ainda mais com o trabalho que vem sendo realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). A entidade realiza pesquisas em todo o Paraná para mostrar o panorama da inovação das empresas da região.

Esta pesquisa denominada de 'Bússola da Inovação' tem como principal objetivo revelar dados sobre os esforços, a gestão e os resultados referentes à implantação de ações inovadoras das empresas. Nesta quinta-feira (1), o projeto entrará em sua quarta edição e deverá contar com a participação de 80 empresas de toda a região e 50 somente em Ponta Grossa.

De acordo com o coordenador do projeto, Augusto César Machado,  os empresários ou gestores das indústrias de Ponta Grossa e região deverão realizar uma nova avaliação de suas práticas de inovação. Após o preenchimento de algumas questões, essa ferramenta entrega um diagnóstico imediato e personalizado, resultado da reflexão do participante sobre sua realidade de negócio.

"Para o Sistema Fiep é fundamental conhecer a realidade de inovação das indústrias paranaenses. A Bússola é um instrumento ideal para isso. Com os resultados, o Sistema Fiep pode melhorar ainda mais os seus serviços de inovação com base na prática, no dia a dia dos problemas organizacionais. Assim, suas soluções técnicas e tecnológicas e os Institutos Senai de Tecnologia e Inovação poderão melhor atender a indústria e alavancar seu desenvolvimento", disse Augusto.

Terceira edição

Na terceira edição do projeto, realizada no ano passado, a Bússola da Inovação coletou dados em 503 indústrias, de 19 setores, instaladas em 91 municípios do Paraná. Os dados foram coletados entre junho a dezembro de 2016 e compilados ao longo de 2017.

Na região de Ponta Grossa, participaram 21 indústrias. Com relação à inovação, o levantamento mostrou que 57% das indústrias do Paraná realizam atividades de pesquisa e desenvolvimento. Nos Campos Gerais, as empresas ganharam destaque com o assunto Informação e Conhecimento sobre inovação, com nota 2,48.

Destaque

Na terceira edição, uma das empresas da região que se destacaram com ações de inovação foi Alegra Foods. De acordo com a análise feita pela Fiep, a empresa implantou um grande sistema de captação de água da chuva com um reservatório que tem capacidade de abastecer os seus processos produtivos por até 30 dias. A marca também apresentou ações para conscientizar produtores e consumidores na sua área de negócios.

Empresa Alegra Foods implantou um sistema de captação de água da chuva. (Foto: Alegra Foods/Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.