em

Em PG, presidente do TRE diz que cassará chapas com candidaturas laranjas

Foto: Divulgação/TRE

Nesta segunda-feira (27), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR), promoveu o “V Seminário de Violência Política de Gênero: Precisamos falar sobre isso”, em Ponta Grossa.

Leia mais: Selo ‘Idoso Seguro’ irá cadastrar asilos legais em Ponta Grossa

O encontro – realizado no auditório da OAB – reuniu vereadoras, deputadas, magistradas, representantes partidárias, autoridades do Governo e da Justiça para discutir maneiras de aumentar a representatividade feminina na política e combater a violência de gênero nesse meio. A ideia é estimular a discussão em todos os ambientes da sociedade, como nos contextos empresarial, político, religioso, sindical e acadêmico.

Durante o seminário, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou que as normas eleitorais têm sido rígidas para que a cota de gênero seja cumprida, cassando chapas com candidaturas laranjas. “Toda vez que tratam a mulher de maneira diferente dos homens, retirando seu espaço de fala ou interrompendo-a, isso também é violência política”, disse.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, reforçou que o seminário busca esclarecer o que é a violência política e, principalmente, prevenir esse tipo de situação, além de trabalhar para que, conforme a lei determina, não haja impunidade. “Seguramente nós não vamos ter uma democracia forte se as mulheres, que representam mais de 50% da população brasileira, continuarem tendo uma sub-representatividade”, declarou.



Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.