em

Eleições de conselheiros são alvo de denúncias em PG e outras cidades

O Ministério Público do Paraná fiscalizou as eleições para conselheiro tutelar em todo o estado, no domingo (6). Com os votos, foram definidos os novos integrantes do Conselho Tutelar em 394 dos 399 municípios paranaenses. Mas, em Campo Largo, Curitiba, Ivaí, Ivaté e Paranaguá os processos eleitorais foram suspensos ou anulados por conta de irregularidades e serão realizadas novas eleições.

O MPPR segue aberto para receber novas denúncias de irregularidades. Podem ser reportados problemas nas urnas eletrônicas ou nas cédulas de votação, casos de boca de urna, transporte indevido de eleitores, compra de votos, propaganda de candidatos em eventos religiosos (como missas ou cultos), entre outras situações.

Em Ponta Grossa também houve denúncia de irregularidades voltadas a candidatos, não ao pleito como um todo. De acordo com a representante da comissão eleitoral do CMDCA, Lucélia Andrade Schmigel, houve denúncia de compra de voto e transporte de candidato para o local das eleições. “A resolução veda esse tipo de prática, e o que não está previsto na resolução segue a lei da minirreforma eleitoral”, diz. A comissão ainda analisa as denúncias. Houve algumas apresentadas antes das eleições, e outras três no domingo. Um dos alvos de denúncia é candidata que foi eleita. Se for comprovada irregularidade, seu mandato pode ser cassado.

Confira os eleitos em Ponta Grossa nesse domingo

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.