em

Polícia faz apreensão recorde de pássaros silvestres em Ponta Grossa

A Polícia Civil de Ponta Grossa apreendeu 115 pássaros silvestres em uma residência, na manhã desta segunda-feira (18). De acordo com o delegado Maurício Souza da Luz, que coordenou a operação, uma denúncia levou as equipes até uma residência na rua Padre Anacleto, bairro Órfãs.

Segundo as primeiras informações, havia uma grande quantidade de aves no local, mas não se imaginava que seriam tantas. Entre as espécies estavam guaxo, tucano, papagaio, sabiá do banhado, canário, gralha e pomba. "O proprietário do imóvel disse que apenas cuida dos pássaros, mas agora será investigado se ele também não faz parte de algum grupo que comercializa esses animais", disse o delegado.

O suspeito foi detido e encaminhado à sede da 13 SDP, onde permanecia até o início desta tarde. No entanto, deve apenas assinar termo circunstanciado pela posse irregular de animal silvestre, respondendo pelo artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, com pena que pode chegar a um ano de detenção e multa. Nenhuma das aves possuía documentação.

    Foto: Fábio Matavelli/ DC

O suspeito, de 40 anos, afirmou sempre ter mantido pássaros em gaiola. "Alguns deles estão comigo há 20 anos. Agora eu vou até o IAP. Quero ver se deixam eu cuidar dos animais, ainda que de forma voluntária", comentou com a reportagem.

 

Denúncias

Segundo a polícia, os animais serão encaminhados ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que, em seguida, irá encaminhá-las para cuidado especializado, com reabilitação e, se possível, soltura no habitat natural. De acordo com a Polícia Ambiental, não há registro anterior de tantos animais sendo apreendidos, de uma única vez, em Ponta Grossa. A Polícia Civil destaca o apoio da população com denúncias e reforça o seu número do aplicativo WhatsApp: (42) 99827-9684.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.