em

Distrito de Uvaia abriga pela primeira vez a ‘Corrida na Roça’

Primeira etapa teve como cenário a Cachoeira da Marquinha. Foto: Divulgação/House Fotografia

O Distrito de Uvaia é o palco da segunda etapa do Circuito Corrida na Roça 2021. As inscrições para o evento terminam neste domingo (19). A expectativa dos organizadores é apresentar aos participantes o cenário rural da localidade entre Ponta Grossa e Ipiranga. É a primeira vez que a região sedia um evento esportivo e turístico. Ele está agendado para o domingo seguinte: 26 de setembro.

Cerca de 500 atletas devem participar das duas provas: a corrida de sete quilômetros e a caminhada de cinco quilômetros. Também está na programação a corrida kids, que instiga as crianças à prática esportiva.

O evento conta atualmente com apoio da Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico de Ponta Grossa. “Já atingimos em média 30% de turistas, inclusive de outros estados. Eles chegam para conhecer as paisagens características dos Campos Gerais e, principalmente, pela promoção à saúde, ao esporte e ao lazer, que são os principais objetivos do circuito”, descreve Kleber Cavali, um dos idealizadores da corrida.

O evento segue protocolo de prevenção à covid. As largadas, por exemplo, são escalonadas a cada 10 minutos para cada categoria, com horários pré-definidos, e diferença de 10 segundos entre cada atleta.

Outras medidas adotadas são a obrigatoriedade do uso de máscara para todos os atletas, disponibilização de máscaras descartáveis e álcool em gel, além da hidratação e entrega de frutas aos atletas também embalados e higienizados. Não há cerimonial de premiação aos vencedores. Troféus são entregues posteriormente.

Trajeto

Alexyan Cavali, um dos responsáveis pela organização da Corrida na Roça, antecipa que nesta etapa o percurso da corrida vai passar às margens do Rio Tibagi. A intenção é proporcionar desafios e também momentos leves de contemplação e lazer.

“O lugar é bastante conhecido por grupos de ciclistas da região, mas pela primeira vez essa área rural está sendo promovida dessa forma”, diz.

As inscrições podem ser feitas pelo site oficial da empresa organizadora. O valor é de R$ 50. Esta é a segunda etapa da temporada. Na primeira, 420 atletas percorreram trechos de aventura na Cachoeira da Mariquinha.

O circuito 2021 termina com a terceira corrida, a Etapa Cachoeira do Rio São Jorge, que vai ocorrer no dia 24 de outubro.

Fomento ao turismo

Além de organizar a parte competitiva, o grupo de Ponta Grossa finalizou parcerias com empresas de turismo receptivo, setor gastronômico e hoteleiro da cidade. A intenção é proporcionar aos turistas que participarem da corrida dias agradáveis, novas experiências com a natureza e comodidade em Ponta Grossa.

“Há tempo para os competidores organizarem um roteiro para antes ou depois da corrida e explorarem os atrativos turísticos da cidade junto com amigos e familiares. Além do esporte e do turismo, o objetivo é também de lazer e contemplação”, conclui Kleber Cavali.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.