O Fórum Empresarial de Ponta Grossa, realizado pelo Jornal Diário dos Campos e a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), recebe nesta quarta-feira (12) Adélio Demeterko, diretor das Cataratas do Iguaçu S.A., que irá palestrar sobre Experiências de Gestão de Turismo em Projetos Público Privado. O evento acontece às 19 horas, no auditório da Acipg e a entrada é gratuita.
Em entrevista ao Diário dos Campos, Demeterko destacou que o potencial turístico em todo o Brasil é limitado por deficiências em segurança, infraestrutura, mão de obra e outros fatores.
"Essa é uma conclusão do Fórum Econômico Mundial (WEF – sigla em inglês). Numa lista de 136 países, o Brasil aparece em primeiro lugar em potencial de recursos naturais, mas perde competitividade em quase todos os outros 13 itens listados. No ranking geral, ele fica na 27ª posição. Portantom o objetivo da minha palestra é ampliar essa discussão e mostrar que o turismo como atividade econômica é viável e precisa ser mais desenvolvido", aponta.
Enquanto diretor das Cataratas do Iguaçu, Adélio ressalta que Foz do Iguaçu se destaca no turismo, no entanto, existem potencialidades turísticas ainda pouco exploradas em outras regiões do Paraná. "Não é só uma questão de gestão. Precisamos sair da fase inicial do planejamento turístico, que são os diagnósticos. Já existe bastante conhecimento sobre as potencialidades existentes, o desafio agora é criar programas para transformar essas potencialidades em negócios, geração de renda e desenvolvimento socioeconômico".
Concessões
Com relação às concessões de parques em todo o Paraná, iniciativa que vem sendo debatida, inclusive, para o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, Demeterko aponta pontos positivos para ações como estas.
"O modelo de concessão à iniciativa privada tem inúmeras experiências bem-sucedidas no mundo todo, inclusive no Brasil. Esse modelo proporciona investimentos da iniciativa privada para o melhor aproveitamento econômico de patrimônios públicos que estão subaproveitados. Quando bem planejado e executado, o modelo de concessão gera muitas vantagens para o poder público e para a sociedade como um todo", destaca.
Gestão
Para o diretor das Cataratas, o poder público tem deficit d einvestimentos em áreas essenciais, como saúde e educação, fator que acaba impactando investimentos no turismo. "É compreensível, portanto, a falta de investimentos no turismo, existem outras prioridades no governo. O turismo precisa ser compreendido como negócio, uma atividade empresarial. Quem desenvolve o turismo é a iniciativa privada, o papel do governo é criar as condições favoráveis para o empreendedorismo e a geração de negócios. A gestão do governo precisa focar os esforços para que seja atrativo. Dessa forma, a iniciativa privada poderá fazer os investimentos e começar a empreender", conclui.
)))))
Serviço
Os interessados em assistir a palestra podem retirar os convites, de forma gratuita, na sede do Jornal Diário dos Campos, localizado na Rua Prudente de Morais, 10. Mais informações pelo telefone (42) 3220-7744.
Adélio Demeterko
Adélio Demeterko, atualmente, exerce a função de diretor das Cataratas do Iguaçu. O profissional também tem ampla experiência em gestão no segmento de turismo, entretenimento e eventos. Demeterko é formado pela União Dinâmica de Faculdades (UDC) no curso de bacharel em Administração de Empresas (B.B.A.) e Administração e Gestão de Negócios.