27 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Diocese reúne mais de 1,1 mil catequistas em peregrinação


Por Redação Diário dos Campos Publicado 26/08/2025 às 16h15 Atualizado 25/02/2026 às 15h30
Ouvir: 00:00
Catequistas em peregrinação
Encontro ocorreu em Imbituba no último domingo/ Divulgação: Diocese de Ponta Grossa

Sob um céu cinzento de domingo, 24 de agosto, a alegria e a fé de mais de 1.100 catequistas iluminaram o Santuário de Santo Antônio da Ribeira, em Imbituva. O cenário nublado foi incapaz de ofuscar o animado espírito de comunhão que marcou a Peregrinação Diocesana de Catequistas, reunindo agentes de 35 paróquias de todos os setores da Diocese de Ponta Grossa.

Organizado pelo Serviço de Animação Bíblico-Catequética, o evento, que ocorreu das 9h às 17h, foi um dia dedicado à formação, à oração e ao revigoramento das forças daqueles que são a base da evangelização nas comunidades. O ponto alto do encontro foi a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Bruno Elizeu Versari, e concelebrada pelo padre Wagner Oliveira da Silva, assessor diocesano de Catequese.

Confira: Orquestra Sinfônica de PG possui maioria de músicos residentes na cidade

Dom Bruno Versari reforçou o apoio da diocese aos agentes e a importância do estudo, citando o material de formação em uso. “Nós estamos trabalhando aquele material da Iniciação à Vida Cristã. Todo mundo está sintonizado com esse momento. É muito importante, desculpa, eu até insistir porque é uma forma de oferecer subsídio para vocês. Às vezes, vocês estão lá distante, nunca imagina que vocês estão isolados, estão esquecidos. Não, nós estamos sempre pensando”, afirmou o bispo, que também destacou: “Rezar junto é o principal objetivo e se encontrar a gente se animar. Mas é preciso estudar também”

Motivação para a missão

Para os participantes, o dia foi um alimento espiritual para a missão. Marina Ferreira, catequista da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Ponta Grossa, definiu seu papel como um chamado. “Ser catequista é partilhar o ato do que Jesus fez pra gente. Deus escolheu pra mim tá aqui, então se eu estou aqui é por um chamado Dele pelo meu sim”, afirmou.

A experiência de quem já vive há décadas essa missão também ecoou no evento. Abigail Silva Souza, coordenadora de catequese da capela Cristo Rei, de Irati, está há 23 anos na pastoral. “Isso aqui é um alimento. Aquele alimento que nos fortalece para mais um tempo de catequese. Uma peregrinação dessa só ajuda, só fortalece”, testemunhou.

O evento serviu para aprofundar o compromisso de guiar e evangelizar, saindo do encontro revigorados para semear a palavra junto à juventude. (Das Assessorias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Redação Diário dos Campos
Redação Diário dos Campos

A Redação do Diário dos Campos é composta por uma equipe de jornalistas e colaboradores, que produzem conteúdo de qualidade, com foco especial em Ponta Grossa (PR) e região dos Campos Gerais. O DC foi fundado em 1907 como jornal impresso, e atualmente publica notícias em diferentes plataformas.