em

Diante da pandemia, uso das redes sociais é aposta dos candidatos

Assim como foi em 2018, campanha eleitoral deve ser forte nas redes sociais; partidos com maior tempo em rádio e TV apostam também nos programas e inserções para alavancar campanha

Uma das principais características da campanha eleitoral de 2018 foi o uso intenso das redes sociais. O principal exemplo de sucesso foi a eleição do presidente Jair Bolsonaro, que tinha apenas oito segundos de propaganda eleitoral pelo PSL, partido pelo qual foi eleito. Por outro lado, a equipe do então candidato fez uso intenso das redes sociais.

Assim, se a expectativa para as eleições municipais de 2020 já era para a intensificação da utilização das redes sociais, a pandemia do novo coronavírus – atrelada às normas de distanciamento social que impedem as aglomerações típicas em período de campanha – deve fazer com que o uso destas ferramentas seja ainda maior na campanha eleitoral.

As cinco coligações que disputam a prefeitura de Ponta Grossa apontaram que as estratégias de campanha foram pensadas levando em conta o atual cenário. Neste sentido, um dos pontos fortes será o uso das redes sociais. Veja alguns detalhes das campanhas dos candidatos a prefeito de Ponta Grossa

Coligação Ponta Grossa em primeiro lugar

Candidata a prefeita – Mabel Canto Canto (PSC)

Candidato a vice-prefeito – Pietro Arnaud (PSB)

As gravações dos programas de rádio e televisão da candidata a prefeita Mabel Canto iniciam ainda nesta semana; Mabel, que deve ficar com o segundo maior tempo de propaganda, fará gravações externas e em estúdio. A campanha está sendo pensada com o mote ‘Ponta Grossa em primeiro lugar’, com foco nas pessoas e na administração do bairro para o centro da cidade. As cores da campanha, como já é possível perceber nas redes sociais da candidata e até mesmo pelas roupas usadas por Mabel no último domingo (27), em lançamento da candidatura, são o violeta e o verde. Segundo Mabel, a visita nos bairros será feita com bastante cuidado, seguindo os protocolos estabelecidos pelos especialistas na área da saúde.“Nós vivemos um momento diferente devido à pandemia e a campanha eleitoral também será diferente. Nós vamos ter que nos adaptar. Iremos conversar com as pessoas, com muito cuidado. Mas estaremos sempre nos bairros”, reforça Mabel. A equipe ainda providencia um local para montar o comitê da campanha.

Coligação União de forças por Ponta Grossa

Candidato a prefeito – Marcio Pauliki (SD)

Candidato a vice-prefeito – Ricardo Zampieri (Republicanos)

Segundo a equipe que coordena a campanha do candidato a prefeito Marcio Pauliki, as estratégias de campanha foram todas pensadas de acordo com o momento. “O candidato pretende, sim, estar próximo da comunidade, levar seus projetos, mas de forma consciente”, aponta a equipe, ao referir-se aos cuidados sanitários por conta da pandemia do novo coronavírus. Por conta disso, a campanha de Marcio Pauliki promete ser bastante ativa nas redes sociais, com a divulgação das propostas, informações, entrevistas, entre outros conteúdos. Pauliki, que deve contar com o maior tempo de propaganda em TV e rádio, inicia as gravações na próxima semana, intercaladas entre estúdio e externas. A equipe antecipa que a campanha terá vários desdobramentos, em que o objetivo será mostrar o trabalho e o comprometimento com Ponta Grossa. As cores que identificam a campanha são o azul e o laranja, com o mote ‘Compromisso com você’. Os candidatos já têm comitê montado no bairro Oficinas.

Coligação Ponta Grossa, uma cidade para você

Candidato a prefeito – Professor Edson (PT)

Candidato a vice-prefeito – Pastor João Carlos (PC do B)

Elton Brarz, presidente estadual do PC do B, e uma das lideranças à frente da campanha do candidato a prefeito Professor Edson, explica que os trabalhos de campanha foram todos pensados levando em conta a pandemia. “Toda a pré-campanha foi on-line. Colocamos à disposição dos diretórios cursos de preparação dos candidatos. Faremos um trabalho muito forte em rede social, distribuição de adesivos para carros, e utilização de carros de som”, aponta. Provavelmente a coligação não deve ter as ‘formiguinhas’ nas ruas –“por causa da pandemia e por conta dos poucos recursos”. Segundo Brarz, o lançamento das candidaturas a prefeito, vice e das chapas de vereadores do PT e PC do B está marcada para o dia 3 de outubro, “em um local aberto, com número reduzido de pessoas e transmissão pelas redes sociais”. As gravações do programa eleitoral já iniciaram e estão concentradas em estúdio. As cores que identificam a campanha variam entre o vermelho – cor do PT – e o azul, da bandeira de PG. “A lógica é uma candidatura de esquerda de pessoas que amam a cidade, por isso o slogan ‘Ponta Grossa – uma cidade para você”. As estratégias de marketing estão sendo coordenadas pelo estudante de publicidade Guilherme Marcondes, da UFPR.

Candidato a prefeito – Professor Gadini (PSOL)

Candidato a vice-prefeito – Professor Lineu (PSOL)

A equipe avalia que a pandemia modifica significativamente a possibilidade de atividades presenciais características de campanha, como reuniões mais amplas e participações em eventos da agenda pública da cidade nas mais diversas áreas. Para a equipe, as tecnologias e redes sociais se apresentam como alternativas de diálogo e de divulgação das propostas, de visibilidade e tribuna de debate sobre os temas que interessam para a cidade, ainda mais levando em conta que o candidato terá o menor tempo em programa eleitoral na TV e rádio. Com o slogan ‘Pra mudar de verdade’, a campanha destaca as cores lilás e vermelho; as propostas incluem apresentações ao vivo pela internet, participando dos debates promovidos por diversos setores e pela imprensa local, entrevistas, entre outras ações. “No entanto, o partido reconhece que o acesso à internet ainda é um problema na cidade e isso pode excluir parcela da população que não dispõe de internet dos debates eleitorais”, destaca a assessoria. A campanha do PSOL não terá comitê físico em 2020.

Coligação Somos todos Ponta Grossa

Candidato a prefeito – Professora Elizabeth (PSD)

Candidato a vice-prefeito – Capitão Saulo (PSD)

A equipe de campanha da vice-prefeita Elizabeth Schmidt e candidata à sucessão, destaca que esta disputa eleitoral está ocorrendo em um cenário atípico, “em que será necessário um reforço muito maior da comunicação nas redes sociais, maior cuidado na realização de atividades presenciais, como reuniões com apoiadores e líderes de bairros, evitando grupos grandes e tomando todos os cuidados, como distanciamento, máscara e higienização”. Com o terceiro maior tempo de programa de TV e rádio, os candidatos já deram início à gravação dos programas de TV e rádio, que estão divididas entre estúdio e externas. O mote da campanha é ‘O trabalho não pode parar’, com destaque para as cores azul e verde. As ações de campanha devem ser focadas nas principais áreas do plano de governo: educação, emprego, segurança, infraestrutura administrativa e saúde.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.