em

Quadro sucessório à prefeitura de Ponta Grossa se define: cinco chapas foram oficializadas

Com o fim do prazo para realização das convenções municipais nesta quarta-feira (16), o cenário para a disputa à prefeitura de Ponta Grossa está praticamente consolidado, com cinco chapas na disputa, faltando apenas os partidos formalizarem as candidaturas e coligações junto à Justiça Eleitoral, o que deve ser feito até o dia 26 de setembro.

Os primeiros partidos a definirem seus candidatos à sucessão do prefeito Marcelo Rangel (PSDB) – cujo governo vai chegando ao fim depois de dois mandatos consecutivos – foram PT, PCdoB e PSOL. PT e PCdoB oficializaram coligação: a chapa ‘Ponta Grossa, uma cidade para você’, terá como candidato a prefeito o professor Edson Armando Silva e para vice-prefeito, o pastor João Carlos Oliveira Andrade (PCdoB). Já o PSOL definiu como candidato a prefeito o Professor Sérgio Luiz Gadini – que já concorreu ao Executivo municipal em 2016 – e como candidato a vice o Professor Lineu Kieras.

Na terça-feira (15), data em que PSB e PSC realizaram suas convenções, também foi oficializada informação que já vinha circulando nos bastidores de que o vereador Pietro Arnaud (PSB) será o candidato a vice na chapa majoritária encabeçada pela deputada estadual Mabel Canto (PSC). A coligação PSC e PSB já conta também com apoio do MDB e do Cidadania na disputa majoritária.

Últimas convenções

E, na noite desta quarta-feira, último dia do prazo, convenções oficializaram as últimas candidaturas ao Executivo ponta-grossense. O PSD oficializou a candidatura da atual vice-prefeita, Elizabeth Schmidt, que deve ter como candidato a vice-prefeito o capitão Saulo Vinícius Hladyszwski, comandante da 5ª Companhia do Batalhão da Polícia Escolar Comunitária. O capitão se filiou ao PSD, a filiação partidária foi divulgada durante convenção. Elizabeth conta com o apoio já confirmado do PV, Avante e PSDB na corrida eleitoral.

Também na noite de ontem aconteceu a convenção do Solidariedade em que foi confirmado o nome do ex-deputado estadual Marcio Pauliki como candidato a prefeito. Na mesma noite, também na Câmara, o Republicanos teve sua convenção municipal em que foi oficializado o nome do vereador Ricardo Zampieri como candidato a vice ao lado de Pauliki. Até agora, DEM, PRTB, PTB, Pros, Patriota e PSL já confirmaram apoio à candidatura de Pauliki.

PSL confirma apoio a Pauliki

Em convenção partidária on-line realizada na terça-feira (15), o PSL oficializou apoio à pré-candidatura do ex-deputado estadual Márcio Pauliki (SD) a prefeito de Ponta Grossa.

Tanto o Solidariedade quanto o PSD disputavam apoio do PSL – legenda da qual fazem parte, em PG, os vereadores José Carlos Sahagoff Raad, o Dr. Zeca, presidente municipal do partido, e Rudolf Polaco, ambos integrantes da base de apoio do governo Marcelo Rangel na Câmara; além do ex-secretário de Serviços Públicos, Márcio Ferreira. Ferreira tinha chegado a anunciar sua pré-candidatura a prefeito, mas acabou desistindo.

O apoio do PSL deve ser fundamental para Pauliki, já que o tempo de cada partido no horário eleitoral de rádio e TV varia de acordo com o tamanho da bancada eleita para a Câmara dos Deputados na última eleição. Como a bancada do PSL é a segunda maior na Câmara, o prefeiturável deve ficar com um dos maiores tempos de propaganda.

Confira as principais datas do calendário eleitoral de 2020

26 de setembro: fim do prazo para registro das candidaturas;

27 de setembro: início da campanha eleitoral, também na internet;

9 de outubro a 12 de novembro: veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, relativa ao primeiro turno

15 de novembro: primeiro turno das eleições municipais

20 a 27 de novembro: veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, relativa ao segundo turno

29 de novembro: segundo turno da eleição

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.