em

Devoção a Corina Portugal é aprovada como patrimônio imaterial de PG

Foto do túmulo de Corina Portugal
Túmulo de Corina Portugal recebe flores e velas com frequência / Foto: José Aldinan

A devoção em torno do túmulo de Corina Portugal foi aprovada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) como bem patrimonial imaterial de Ponta Grossa. A informação consta no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (7). O documento traz a ata de reunião que aprovou por unanimidade o tombamento.

“Por sua manifestação ao longo do tempo, transmitido de forma oral e informal, fixado à tradição local; por representar forte referência cultural ponta-grossense, incorporando pessoas de diversidade social é que apresento parecer favorável ao tombamento”, traz o documento oficial.

Com a decisão, a “devoção em torno do túmulo de Corina Portugal” está incluída no Livro de Registro dos Lugares que exigem proteção (salvaguarda).

Memorial

Durante a reunião do Compac, conselheiros lembraram da importância cultural da devoção a Corina em Ponta Grossa. Inclusive, o registro traz a intenção da construção de um memorial.

“Existe um projeto para o Memorial Corina Portugal, desenvolvido pelo arquiteto Roberto Pietrobelli
Christensen, com a intenção de criar um espaço de contemplação e devoção, que está em
processo de aprovação na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa”.

Beatificação

A ata lembra ainda sobre os estudos para restauro do túmulo de Corina Portugal, no Cemitério São José, em Ponta Grossa, além de frisar o processo de beatificação de Corina.

“Paralelamente às manifestações iniciou-se um processo, junto à Igreja Católica, apoiado pelo Bispo Dom Sérgio Arthur Braschi, de designar Corina como ‘serva de Deus’, primeira etapa em um futuro processo de beatificação”, consta no documento.

Corina Portugal

A intenção com o tombamento é reafirmar a necessidade de manter a memória sobre a história de Corina e a fé popular sobre a história da mulher, assassinada em 1889, bem antes de existir o termo “feminicídio”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.