Menu
em

Detran reprova mais em PG que na média estadual

Quase metade dos candidatos que buscam obter licença para dirigir reprova no exame prático realizado pelo Detran em Ponta Grossa. A estatística mostra que o município tem um número de reprovações percentualmente maior que o verificado em todo o estado. Enquanto que no Paraná a taxa de aprovação ficou entre 59% e 63% entre 2014 e 2017, Ponta Grossa não chegou a atingir 52% em nenhum desses anos.

O número revela a dificuldade que muitos têm em conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Importante salientar que a estatística se refere apenas à prova prática, e que outros candidatos são eliminados já na prova objetiva teórica. Neste ano, o índice de aprovação chega a 58% na cidade, mas a média também aumentou no estado até setembro, e pode sofrer mudanças até o final do ano.

Segundo o Detran, não é possível tabular quantos desses candidatos fizeram o exame mais de uma vez. Mas Giancarlo Kimmel, que é gerente em uma das auto escolas de Ponta Grossa, acredita que é possível fazer uma estimativa, baseado na observação e na conversa com os alunos. “Dos que fazem o processo desde o início conosco, em torno de 25% conseguem aprovação de primeira. Os que reprovam e fazem a prova duas a três vezes ficam em torno dos 50%. O restante precisa fazer a prova mais vezes para conseguir aprovação”, comenta.

O principal problema, em sua opinião, é o nervosismo que muitos dos candidatos apresentam. A orientação é sempre manter a tranquilidade, que pode ser mais importante que a aptidão. “O condutor nervoso acaba esquecendo de fazer aquilo que já sabe”, diz Kimmel.

 

Confira as dicas para passar no exame prático:

– Mantenha a calma. O nervosismo é inimigo da habilidade.

– Esteja atento à sinalização durante a prova de direção.

– Preste atenção aos comandos do carro enquanto dirige.

– Aprenda a lógica dos pontos da baliza.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile