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Desafios da Base Comum Curricular é tema de palestra

Os desafios da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na educação infantil e ensino fundamental, será tema de palestra para educadores, nesta quinta-feira (12), durante o VII Congresso de Educação, que acontecerá até o dia 14. O tema será conduzido pelo professor e doutor em Educação, Casemiro de Medeiros Campos, de Fortaleza.

Campos, que também é autor do livro 'Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Uma reflexão para além da definição normativa', contou em entrevista ao Jornal Diário dos Campos sobre a importância do debate deste tema.

"A BNCC é uma estrutura que orienta a elaboração de objetos de ensino que vão se compor dentro currículo como disciplina. Por isso, a Base avança na reforma do ensino, desenvolvendo competências e habilidades que devem ser trabalhadas pelos professores", explica.

Com relação à educação infantil, o professor destaca que a BNCC deve contribuir para o desenvolvimento de campos focados em áreas estratégicas para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. "A Base contribui para a identidade da educação infantil. Temos um trabalho de definição da escola, ou seja, ela sempre foi refém do ensino fundamental e hoje a educação infantil tem uma definição própria", aponta.

Já no ensino fundamental, Campos aponta que é preciso manter o foco e fazer com que o professor tenha um instrumento dentro do currículo, com planos de estudo e planejamentos que orientem as disciplinas e atualizem o conteúdo das avaliações. "O foco do trabalho do professor é no aprendizado dos alunos, trabalhando também com as emoções", disse o professor.

Entenda

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, ensino fundamental e ensino médio (ainda em discussão), em todo o Brasil.

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