em

Depen realiza vistorias em cadeias da região

ATUALIZADA – 7 DE AGOSTO – 14h14

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) realizou vistorias nas cadeias públicas da região de Ponta Grossa ao longo desta semana. Uma das inspeções aconteceu na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa. O objetivo foi avaliar as condições das celas e buscar ilícitos que estariam em posse dos custodiados da unidade. A ação foi realizada pelos agentes penitenciários do próprio Depen. Ao final dos trabalhos, nenhuma alteração foi encontrada.

Já durante revista na Cadeia Pública de Guarapuava foram apreendidos 40 celulares, 57 estoques (facas de fabricação artesanal) e 205 gramas de substância análoga à maconha. Além disso, foram apreendidos, 15 baterias de celular, 23 carregadores e uma corda improvisada com retalhos.

A ação, batizada de ‘Lobo Bravio 02’ – referência à cidade – ocorreu, no início desta semana, em conjunto com os agentes penitenciários da unidade, agentes de cadeia pública e equipes do Setor de Operações Especiais (SOE).

“Os trabalhos foram desencadeados após os servidores perceberem o arremesso de ‘kits cadeia’ para dentro do pátio de solário da unidade”, explica o coordenador regional do Depen, Marcos Andrade.

Ao todo, 378 presos e 51 presas, foram movimentados para que a revista estrutural da unidade pudesse ser realizada. “Todo material apreendido foi encaminhado à Polícia Civil para a realização do registro da ocorrência e os celulares foram identificados e encaminhados ao Setor de Inteligência do Depen”, finaliza Andrade.

Operação

O Departamento Penitenciário também deflagrou uma varredura nas dependências da Colônia Penal Agroindustrial, em Curitiba. Nesta operação, foram apreendidos 61 celulares, 73 gramas de maconha, 19 gramas de cocaína, além de anotações, que ficarão à disposição do Setor de Inteligência do Depen, para averiguações. Com os trabalhos e apreensões de Guarapuava, o Depen já soma mais de 100 celulares apreendidos.

Ao todo, 189 profissionais da área de segurança participaram da ação, dentre eles servidores do Setor de Operações Especiais (SOE), do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Paraná, agentes do Grupo de Segurança Interna (GSI) do Depen, agentes penitenciários da Colônia Penal Agroindustrial e de outras unidades, além de profissionais da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), unidade do Batalhão de Polícia de Guarda.

De acordo com o coordenador regional do Depen em Curitiba, Marcos de Paula, a ação oportunizou o emprego das atividades laborais cotidianas desenvolvidas pelos agentes penitenciários, contando com o reforço de vários profissionais da área de segurança do Estado. “O sucesso da operação se deve ao empenho, dedicação e comprometimento de todos os envolvidos na ação, comprovando a força e a organização deste Departamento Penitenciário”, destacou o coordenador.

Em Guarapuava, operação apreendeu 40 celulares e 57 facas de fabricação artesanal. (Foto: Depen PR/Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.