em

Depen faz vistoria na Cadeia de Castro após fim de rebelião

Chegou ao fim, perto das 12h30 desta terça-feira (26), a rebelião dos cerca de 180 detentos da Cadeia Pública de Castro. Os presos haviam tomado o prédio na tarde de segunda-feira (25), e chegaram a fazer de refém um carcereiro, que só foi libertado no início desta tarde.

De acordo com o delegado Victor Loureiro de Almeida, a fuga só não ocorreu porque o investigador de plantão trancou a última porta, que daria acesso ao ambiente externo da carceragem, um segundo antes de os detentos chegarem até ela. Em seguida foram chamados a Polícia Militar, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Batalhão de Choque, que ajudaram a conter os presos, que tinham a intenção de quebrar as paredes para sair.

Neste momento, equipes do Departamento Penitenciários do Estado (Depen) realizam uma vistoria nas celas, recolhendo objetos e verificando os danos. “O carcereiro que era feito refém foi libertado com escoriações leves, e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento, sem gravidade”, contou o delegado.

Segundo ele, os detentos não fizeram nenhuma reivindicação pontual, apenas reclamaram da estrutura e do tratamento dado pelos agentes penitenciários, exigindo também a presença de autoridades, que se fizeram presentes e auxiliaram nas negociações.

Situação teve início na tarde de segunda-feira, e só foi terminar nesta terça-feira (Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.