Menu
em

Denúncia aponta perda de vacinas de covid em Ponta Grossa

Foto Ilustrativa: Ari Dias / AEN

Denúncia que partiu da CPI da Saúde, em Ponta Grossa, mostra que o Município perdeu quase seis mil doses de vacinas contra covid-19 de um único lote fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Conforme documentação obtida por meio do ‘Data SUS’, as 5.970 doses do lote 21PVCD370X passaram da data de validade e não poderão ser aplicadas na população ponta-grossense.

Documento mostra lote vencido sem uso.

A vereadora Joce Canto (PSC) usou a Tribuna da Câmara Municipal para tornar a denúncia pública na tarde desta segunda-feira (24). Conforme a parlamentar, há outras doses com vencimentos entre os dias 28 e 31 de outubro.

Outros lotes de vacinas com vencimento próximo

Pouco depois da denúncia se tornar pública, a Prefeitura de Ponta Grossa liberou a quarta dose para pessoas acima dos 35 anos de idade. Chamamento semelhante não ocorria desde o início de julho na cidade.

Conforme o documento obtido pelos parlamentares da CPI da Saúde, as 5.970 doses da Fiocruz venceram no dia 5 de agosto – um mês depois da última ampliação de público para a quarta dose.

Posicionamento da Prefeitura

A reportagem do DCmais questionou a Prefeitura de Ponta Grossa sobre o caso. Em nota, a administração municipal afirma que ‘não procede a informação’.

“A Prefeitura de Ponta Grossa informa que os lotes de vacinas que tiveram a validade expirada estão segregados a pedido do Ministério da Saúde até o final de outubro. A recomendação da Secretaria de Estado é de que eles fossem separados e armazenados para futuros estudos e análises por parte do Ministério da Saúde. Após esse período, o Ministério deve então informar se as doses serão descartadas ou poderão ser utilizadas normalmente”, diz a Prefeitura.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile