em

Decisão sobre ESA é no final do ano

Foto: ST Edmilson

O Exército realiza em Brasília a 338ª Reunião do Alto Comando do Exército (RACE). O encontro ocorre no Quartel-General do Exército, o Forte Caxias. Uma das pautas discutidas é a instalação da nova Escola de Sargentos das Armas (ESA), que tem Ponta Grossa como uma das três cidades finalistas para receber a estrutura militar. Recife e Santa Maria são as demais concorrentes.

Apesar de um dos encontros na capital federal ter acontecido nesta semana, fontes ligadas ao Exército dão como certa de que a decisão será anunciada somente em outubro ou novembro, quando estão previstas as duas últimas RACEs do ano.

A forma de divulgação não está definida. Ela pode ocorrer repentinamente logo depois de uma das reuniões do final de 2021 ou mesmo ser determinado evento para tal. Afinal de contas, são raros anúncios desse porte. A ESA representa investimento de R$ 1,2 bilhão.

As reuniões do Alto Comando ocorrem somente seis vezes por ano em média. A atividade é presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e conta com a presença de oficiais-generais do Alto Comando do Exército e dos órgãos de assistência direta e imediata. São 16 oficiais ao todo.

Na agenda da 338ª RACE, entre os temas de interesse da Força, também estavam em discussão o Planejamento Estratégico do Exército, a execução orçamentária, as boas práticas administrativas e, por fim, a implantação da ESA.

Em relação à Escola, os oficiais expõem e analisam por completo a pauta. Desde o início do ano, sucessivas visitas a Ponta Grossa e demais cidades concorrentes aconteceram. Em parte delas houve coleta de dados sobre a área destinada e em relação às três cidades. O Alto Comando coloca ‘sobre a mesa’ potencialidades e fraquezas de cada uma. Tudo em sigilo. O consenso após a apresentação final é o que estabelece a escolha.

Apoio

Ponta Grossa e o Paraná tem forte mobilização política para conseguir o investimento militar. O governador Ratinho Júnior (PSD) e a prefeita Elizabeth Schmidt estiveram presente em todos os eventos oficiais e em maio, foram para Brasília apresentar e defender o projeto de Ponta Grossa.

A prefeita Elizabeth chegou a ter conversa com o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão. No encontro tratou de mostrar a força ponta-grossense para ter a ESA. As conexões com o Exército Brasileiro saíram fortalecidas não só por parte da cidade, mas do estado, que abraçou a disputa.

Principais concessões do município ao Exército Brasileiro

– Doação do terreno de 37,5km² para a construção da nova ESA;

– Doação de quatro terrenos urbanos com área total de 35.000m² para a construção de próprios nacionais residenciais;

– Cessão de hangar no Aeroporto Sant’Ana com 362m² de área construída e 16.307m² de área não edificada, bem como a ampliação de operação do aeroporto;

– Cessão de imóvel com 6.202m² para o estabelecimento do hospital de guarnição de Ponta Grossa;

– Cessão de imóvel para o estabelecimento do Colégio Militar de Ponta Grossa ou núcleo do Colégio Militar de Curitiba;

– Viabilização e reforço viário dos acessos à nova ESA.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.