em

DC conquista 8º Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo

Foto: Gelson Bampi/Divulgação

O jornal Diário dos Campos conquistou mais um troféu no Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). 

Com a reportagem “Como a ‘gelada’ ‘esquenta’ a economia de Ponta Grossa”, escrita pela repórter Millena Sartori no início de fevereiro, o jornal foi premiado com o segundo lugar da categoria “Impresso” na 8ª edição do prêmio.

A classificação foi revelada em cerimônia realizada ontem (4) em Curitiba. No total, foram 179 materiais concorrentes nesta edição, nas cinco categorias (Jornalismo Impresso, Reportagem de TV, Reportagem de Rádio, Fotojornalismo e Internet).

Desde 2014, quando o prêmio foi criado, 1.108 materiais participaram da competição. Contando os 21 reconhecidos nesta terça-feira, o Sistema Fiep já premiou 132 trabalhos nas oito edições de prêmio.

“É um reconhecimento à boa informação, à informação qualificada. O Sistema Fiep faz o prêmio para uma categoria que merece muito nesses tempos de tanta comunicação errônea”, disse o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro. 

Terceiro prêmio em três anos

Este é o terceiro prêmio que o Grupo Diário dos Campos de Comunicação ganha em três anos. Os outros dois também foram com reportagens da jornalista Millena Sartori: em 2021 ela obteve o segundo lugar da categoria Impresso do 14º Prêmio Ocepar de Jornalismo, com a matéria “Castrolanda, Frísia e Capal conquistam recorde com faturamento de mais de R$ 10 bi em ano de pandemia”.

Em 2022 foi o Destaque Regional dos Campos Gerais e Centro do 7º Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo, com a reportagem “Impactos da industrialização vão muito além dos cifrões em Ponta Grossa”.

Ambos os materiais contaram com a diagramação e produção gráfica de Matusalém Vozivoda, assim como o novo que foi premiado.

Ponta Grossa em destaque

Além do Diário dos Campos, outro veículo de comunicação local foi premiado: a rádio CBN de Ponta Grossa, cujo repórter Thailan de Pauli Jaros conquistou o Destaque Regional dos Campos Gerais e Centro pela série de reportagens “A indústria paranaense por trás do rótulo”.

Outros premiados

A reportagem do Diário dos Campos disputou o pódio com matérias de jornalistas da Folha de Londrina (1º lugar) e Jornal de Beltrão (3º lugar).

Confira a lista completa dos profissionais ganhadores e seus trabalhos premiados neste link.

Foto: Gelson Bampi/Divulgação

Comissão julgadora

Este ano, a comissão julgadora foi formada por seis membros, entre jornalistas, especialistas e um industrial da diretoria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Foram eles:

  • o gerente executivo de Jornalismo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rodrigo Caetano; 
  • o jornalista, doutor em Comunicação e Linguagens – Cinema e Áudio Visual e professor titular do curso de Jornalismo da PUCPR, Paulo Roberto Ferreira de Camargo; 
  • a diretora executiva do Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor/PR), Silvia Valim; 
  • o jornalista e assessor de comunicação da Fetranspar, Everson Osney Mizga; 
  • o jornalista, repórter e editor em diversos veículos, atualmente assessor de imprensa da Ceasa Paraná, Julio Tarnowski Júnior; 
  • o vice-presidente da Fiep, o industrial José Carlos de Godoi.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.