28 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Daniel Tomelin, 10 anos, termina entre os 15 melhores do Brasil


Por Felipe Liedmann Publicado 07/12/2020 às 13h47 Atualizado 21/02/2026 às 18h02
Ouvir: 00:00
Foto: Arquivo Pessoal

O ponta-grossense Daniel Tomelin, de apenas 10 anos de idade, encerrou nesta semana a participação no Campeonato Brasileiro de Motocross. Pela primeira vez na modalidade mais exigente, o piloto fechou a competição com o 14° lugar geral – resultado comemorado, mas que reservou alguns sustos pelo caminho.

O melhor desempenho de Daniel veio justamente no encerramento da temporada, na cidade de Apiaí, em São Paulo. Lá o menino faturou o 12° lugar da prova, somou mais nove pontos no campeonato e fechou o ano com 22 pontos.

Pouco antes da competição, todos levaram um susto com o garoto. Ele sofreu um acidente no treino pela manhã e saiu de ambulância da pista. Passado o temor, Daniel se recuperou, correu e chegou ao desfecho positivo.

“Foi só um susto. Tanto que ele correu à tarde”, conta a mãe de Daniel, Janete Tomelin, que estimula a carreira do filho no esporte.

“Como pais e incentivadores, foi um ano de vitória. Encarar o desafio de fazer um campeonato com todos os cuidados, treinos, dedicação e conseguir ficar em 14º lugar geral foi maravilhoso. Nosso objetivo era ficar entre os 15 melhores e conseguimos”, acrescenta Janete.

Por conta da pandemia da covid-19, o ano do motocross ficou prejudicado em diferentes categorias. Na modalidade em que o ponta-grossense esteve presente, 34 motociclistas competiram na primeira etapa. Na última, o número caiu para 18. A descontinuidade ocorre por diversos motivos e um deles é a dificuldade que o coronavírus trouxe à preparação de todos.

“Foi um campeonato desafiador, pois foi a minha estreia no motocross. Peguei chuva, levei tombo e enfrentei terrenos novos. Mas quero seguir o meu sonho”, arremata o pequeno Daniel, que tem como meta de vida estar entre os melhores do mundo.

Para seguir nesta trilha, o próximo desafio é o Brasileiro 2021, que está pré-agendado pela Confederação Brasileira de Motocross (CBM).

Resultados

No primeiro Brasileiro de Motocross da carreira, Daniel Tomelin participou de quatro etapas. As duas primeiras ocorreram em Penha, Santa Catarina, onde o ponta-grossense ficou com o 17° e o 18° lugar, respectivamente.

Já em Apiaí, São Paulo, os resultados finais melhoraram: 15° e 12°. Assim, o garoto saltou do 19° lugar no campeonato para a 14ª colocação geral.

O título de 2020 ficou com Bernardo Eto Tibúrcio, de Belo Horizonte (MG). Ele ganhou três das quatro etapas disputadas pelo Campeonato Brasileiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.