em

Daniel Tomelin, 10 anos, termina entre os 15 melhores do Brasil

Foto: Arquivo Pessoal

O ponta-grossense Daniel Tomelin, de apenas 10 anos de idade, encerrou nesta semana a participação no Campeonato Brasileiro de Motocross. Pela primeira vez na modalidade mais exigente, o piloto fechou a competição com o 14° lugar geral – resultado comemorado, mas que reservou alguns sustos pelo caminho.

O melhor desempenho de Daniel veio justamente no encerramento da temporada, na cidade de Apiaí, em São Paulo. Lá o menino faturou o 12° lugar da prova, somou mais nove pontos no campeonato e fechou o ano com 22 pontos.

Pouco antes da competição, todos levaram um susto com o garoto. Ele sofreu um acidente no treino pela manhã e saiu de ambulância da pista. Passado o temor, Daniel se recuperou, correu e chegou ao desfecho positivo.

“Foi só um susto. Tanto que ele correu à tarde”, conta a mãe de Daniel, Janete Tomelin, que estimula a carreira do filho no esporte.

“Como pais e incentivadores, foi um ano de vitória. Encarar o desafio de fazer um campeonato com todos os cuidados, treinos, dedicação e conseguir ficar em 14º lugar geral foi maravilhoso. Nosso objetivo era ficar entre os 15 melhores e conseguimos”, acrescenta Janete.

Por conta da pandemia da covid-19, o ano do motocross ficou prejudicado em diferentes categorias. Na modalidade em que o ponta-grossense esteve presente, 34 motociclistas competiram na primeira etapa. Na última, o número caiu para 18. A descontinuidade ocorre por diversos motivos e um deles é a dificuldade que o coronavírus trouxe à preparação de todos.

“Foi um campeonato desafiador, pois foi a minha estreia no motocross. Peguei chuva, levei tombo e enfrentei terrenos novos. Mas quero seguir o meu sonho”, arremata o pequeno Daniel, que tem como meta de vida estar entre os melhores do mundo.

Para seguir nesta trilha, o próximo desafio é o Brasileiro 2021, que está pré-agendado pela Confederação Brasileira de Motocross (CBM).

Resultados

No primeiro Brasileiro de Motocross da carreira, Daniel Tomelin participou de quatro etapas. As duas primeiras ocorreram em Penha, Santa Catarina, onde o ponta-grossense ficou com o 17° e o 18° lugar, respectivamente.

Já em Apiaí, São Paulo, os resultados finais melhoraram: 15° e 12°. Assim, o garoto saltou do 19° lugar no campeonato para a 14ª colocação geral.

O título de 2020 ficou com Bernardo Eto Tibúrcio, de Belo Horizonte (MG). Ele ganhou três das quatro etapas disputadas pelo Campeonato Brasileiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.