O curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi contemplada com uma verba de R$ 517 mil para a compra de um aparelho voltado para exames de tomografia em pacientes atendidos nas clínicas odontológicas da universidade. O valor disponibilizado foi através de uma emenda parlamentar do deputado federal Toninho Wandscheer (PROS).
De acordo com o professor do Departamento de Odontologia, Gilson César Nobre Franco, a compra do equipamento representa a evolução do curso para todo o país. "O diagnóstico por imagem ainda era uma carência que nós tínhamos no curso. Os pacientes atendidos nas clínicas da universidade precisavam ser encaminhados para outros locais que oferecem a tomografia, porém, é um exame que custa caro", informou.
Franco explica que, a partir da compra do tomógrafo, os acadêmicos também poderão ampliar conhecimentos através do trabalho com uma tecnologia de última geração.
"A tecnologia na odontologia é uma realidade do ensino e isso ainda era falho para o nosso curso. Estamos muito felizes pois, é mais uma forma de aprendizado aos acadêmicos, além de beneficiar a população que terão custos reduzidos no diagnóstico e tratamento", destaca o professor.
Atendimentos
A professora Fabiana Mansani, diretora do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, explica que cerca de três mil pacientes são atendidos por ano nas clínicas odontológicas da UEPG. "São 60 alunos por ano atendendo pessoas encaminhadas pelas unidades de saúde e via central de atendimento nas seis clínicas equipadas na universidade", lembra. "A compra do tomógrafo representa um grande ganho para o curso de Odontologia", complementa.