em

Cultura de Ponta Grossa sofre corte de 25% em bolsas

Atividades no conservatório estão suspensas desde março (Arquivo DC)

A Fundação Municipal de Cultura (FMC) confirmou que fará a redução de 25% em todas as bolsas de estudos em Ponta Grossa. Em comunicado oficial repassado aos 139 bolsistas, o presidente da FMC, Fernando Durante, atribuiu a medida ao contexto de pandemia.

“O município de Ponta Grossa passa por uma delicada situação financeira em decorrência da queda abrupta da arrecadação por conta da pandemia e crescimento das demandas financeiras no setor da saúde pública”, menciona o texto, assinado também pelo diretor do Departamento de Cultura, Eduardo Godoy.

A redução afeta diretamente os 19 bolsistas do Grupo de Teatro, 50 da Banda Lyra dos Campos, 45 da Orquestra Sinfônica e 25 do Coro Cidade de Ponta Grossa. Além da contenção de gastos, a medida também ocorre devido à carga horária dos alunos, que reduziu com a impossibilidade de ensaios e apresentações presenciais. Desde março, o conservatório só conta com atividades internas administrativas.

“A Fundação vai manter essa bolsa até o fim do ano. Eles [os bolsistas] foram informados de que os contratos vão até o fim do ano, não que os projetos serão extintos”, acrescentou a assessoria de imprensa da FMC. O comunicado, no entanto, deixa claro que a concessão de bolsas de estudos só se mantém até o final do ano. Uma nova concessão, em 2021, dependerá de decisão da nova gestão municipal.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.