Menu
em

Cresce total de contribuintes de PG que declararam imposto de renda na 1ª semana

Foto: Arquivo DC

O prazo para a declaração do imposto de renda iniciou na segunda-feira da semana passada (dia 1º) e segue até o dia 30 de abril. Em Ponta Grossa a quantidade de contribuintes que optou por declarar nos primeiros dias permitidos cresceu 7,4% frente ao ano passado: neste ano 4.343 ponta-grossenses fizeram o processo até às 00h00 do dia 7 de março, enquanto que no mesmo período de 2020 foram 4.044. No total, em Ponta Grossa são esperadas 71 mil entregas, 2 mil a mais que no ano passado.

Quanto antes o contribuinte finaliza a sua declaração, antes recebe a sua restituição. Assim como no ano passado serão pagos cinco lotes de restituição, nas seguintes datas: 31 de maio (primeiro lote), 30 de junho (segundo lote), 30 de julho (terceiro lote), 31 de agosto (quarto lote) e 30 de setembro (quinto lote).

“Primeiro recebem as pessoas com mais de 60 anos de idade, com prioridade para as com mais de 80 anos, além de pessoas com deficiência (PcDs) e aqueles cuja fonte preponderante seja o magistério. Estes são inclusos no primeiro lote e em metade do segundo, e a partir daí a ordem vai de acordo com a data em que se transmitiu a última declaração – se transmitiu hoje, mas daqui 15 dias retificou, vale a última data”, destaca o delegado regional da Receita Federal, Demetrius de Moura Soares.

Ele lembra que de 24 a 48 horas depois de transmitir a declaração o contribuinte já pode verificar possíveis inconsistências – entre os principais problemas identificados figuram as diferenças entre os dados repassados pelos empregadores e pelos contribuintes e o esquecimento da inclusão dos rendimentos dos dependentes, por exemplo.

Confira a reportagem feita com o delegado da Receita Federal e tire suas dúvidas sobre a declaração:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile