em

Covid leva Fernando Durante, ex-secretário de Ponta Grossa

Fernando Durante tinha 62 anos

Por Walter Téle Menechino

Faleceu durante a madrugada desta terça-feira (6) o publicitário e ex-presidente da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa, Fernando Rohnelt Durante. Ele tinha 63 anos e estava internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Unimed (HGU). A informação foi postada nas redes sociais pela sua filha, Marina Durante.

Fernando Durante, além de publicitário, foi ator e diretor de teatro. Era um entusiasta do setor cultural, assumindo a pasta na administração pública. Também foi locutor de rádio, narrador de corridas de cavalos e comentarista esportivo. Na Rede Massa TV Guará, ele apresentou o programa Cidade Entrevista, que era transmitido nas manhãs de sábado.

O publicitário também ocupava os cargos de presidente da Funepo/TV Educativa, do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) e do Conselho Municipal de Política Cultural, além de representar a macrorregião dos Campos Gerais no Conselho Estadual de Cultura. Desde dezembro de 2020, Durante ocupava uma cadeira no Conselho Universitário da UEPG, na representação da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

Um dos legados de Durante que perduram é o Festival Universitário da Canção (FUC), do qual foi um dos criadores em 1980. “Eu vi este Festival nascer. Sou muito grato porque eu estava no DCE quando organizamos a primeira edição. Acompanhei quando, na oitava edição, a Universidade assumiu este festival, que é um dos focos de resistência cultural da música popular brasileira”, declarou, emocionado, na última edição presencial do FUC, em 2019.

No Festival Nacional de Teatro (Fenata), participou como ator, diretor, organizador e plateia. Foi o único ponta-grossense a receber os prêmios de Melhor Ator (1978) e Melhor Espetáculo Infantil (1981).

Enquanto diretor de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa, ele criou programas que garantiam a visibilidade de artistas locais com o ‘Sexta às Seis’ e o ‘Quarta Cultural’. Também esteve à frente da organização das três primeiras edições da München Fest.

Fernando Durante deixa a esposa Maria Fernanda e três filhos: Marina, Fernando e Clara. O corpo do publicitário será encaminhado diretamente para o Cemitério Parque Jardim Paraíso. O sepultamento ocorre às 16h.

Luto familiar

Não foi apenas Fernando que contraiu a covid-19 na família. No dia 23 de março, a sogra de Fernando, Maria Augusta del Monaco, de 82 anos, morreu vítima da doença. Ambos residiam juntos no bairro Estrela.

Confira a carta publicada por Marina Durante:

“Não deu. Nosso exemplo de luta, otimismo, alegria, cansou. Lutou tudo que pôde. Venceu batalhas inimagináveis. Mas cansou. Ele não merecia sofrer tanto. E hoje ele foi. Foi para uma vida que só tem alegria, só tem coisas boas e, com certeza, jogo do Palmeiras com ele ganhando todo dia! Queria que pelo menos por um minuto ele tivesse visto quanta gente falou, rezou e torceu pela recuperação dele. Mas de alguma forma ele viu. Agradecemos a cada um que dedicou um minuto do seu dia pra saber dele, rezar por ele. E peço desculpas se, em alguns momentos, não respondemos, mas a situação estava difícil e preferimos ficar em família. Não temos palavras para agradecer os médicos que fizeram de tudo para salvá-lo. Dr. Magno, Dr. Viegas, Dra. Viviane Zeny, dr e amigo de todas as horas, Rafael Acras. Minha amiga Lucimara Maeda, nossa amiga Tânia, e tantos outros que passaram nesse processo. Vai em paz meu pai. Você foi um exemplo de bondade, amor, caráter para todos nós e para todos que te conheceram! Te amaremos pra sempre!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.