em

Construção civil lidera estatísticas de acidentes com alta tensão

Atividades de construção civil e manutenção predial continuam liderando as estatísticas de acidentes com alta tensão. Em janeiro deste ano, em um mesmo dia, duas pessoas sofreram acidentes com choque elétrico na região Centro-Sul nessas situações.

No primeiro caso, um homem de 30 anos morreu eletrocutado no Distrito de Guaragi quando trabalhava em uma escada de metal e próximo à rede de alta tensão. No outro, um jovem de 19 anos sofreu uma descarga elétrica quando encostou uma régua na rede de alta tensão ao fazer a medição topográfica da construção de um novo conjunto habitacional na região do Gralha Azul, em Ponta Grossa. A vítima foi socorrida em estado grave e, embora esteja estável, enseja cuidados especializados por conta das queimaduras que sofreu.

Em 2017, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) contabilizou um total de 33 acidentes com a comunidade envolvendo a energia elétrica. Desses, 8 foram em atividades de manutenção predial ou construção civil, o que representa 24% do total. Segundo o gerente do Departamento de Segurança da Copel Distribuição, Alessandro Maffei da Rosa, a empresa mantém um calendário de palestras para orientar a população sobre o uso seguro e consciente da eletricidade como forma de prevenir esse tipo de acidente.

 

Campanhas

No ano passado, foram 287 eventos que atenderam 44 mil pessoas em todo o estado. Além disso, a Copel também visita regularmente canteiros de obras e distribui uma cartilha com orientações para trabalhadores da construção civil e um material específico para pintores e trabalhadores que atuam em ambientes elevados.

Copel realiza campanhas nos canteiros de obras, orientando os trabalhadores (Divulgação/AEN)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.