em

Como usar QRCodes na cadeia de suprimentos

A tecnologia é imprescindível a qualquer negócio hoje em dia e os códigos QR podem ser a solução para seus problemas! Uma das melhores invenções do mundo moderno para as burocracias de empresas e negócios sem dúvida alguma são os QR codes.

Esses, se tratam basicamente de uma versão melhorada dos códigos de barra (1D) e apresentam inúmeros benefícios que ajudam a facilitar as transações e processos dentro do setor de varejo.

Assim, o código QR Code é um código 2D de resposta rápida, no qual quando escaneado por um aplicativo específico acabar por transmitir informações exatas de uma certa mercadoria.

Nesse sentido, sua maior funcionalidade na cadeia de suprimentos é com relação à sua capacidade de armazenamento de uma alta quantidade de dados, em um pequeno espaço.

Por isso o código QR tem sido amplamente implantado por empresas na área de varejo, logística e transporte, com o intuito de armazenar informações de produtos, facilitando a rastreabilidade e controle dos mesmos.

Então, se você quer inovar em seu negócio (físico ou virtual), saiba que os códigos bidimensionais são o que há de melhor no mercado atualmente, uma vez que contribuem para uma gestão mais eficiente e uma melhor experiência ao consumidor final.

Para não restarem mais dúvidas sobre o assunto, separamos nesse material exclusivo algumas dicas essenciais para implementar esse sistema em sua cadeia de suprimentos. Confira!

 

SAIBA COMO GERAR QR CODES

A primeira etapa no uso de um código é saber como gerá-lo, concorda? Nesse sentido, há diversas opções no mercado hoje em dia, até mesmo de forma gratuita de QR code criar.

Devido a ser uma codificação sem licença, é possível gerar o seu QR code gratuitamente, a qualquer momento e sem o mínimo de conhecimento específico na área da tecnologia da informação.

Assim, basta que você acesse uma plataforma especializada no assunto (QR code generator, gerador do Shopify, E-lemento, Invertexto, entre outros) e decidir o tipo de informação que deseja codificar.

Com relação às informações, é possível adicionar dados como imagem do produto, texto descritivo, link para acompanhar alguma etapa de fabricação ou venda, localização do mesmo via GPS, dado de contato do responsável, enfim.

 

ENTENDA SOBRE SEUS QR CODES

O segundo passo para começar a usar o código QR em sua empresa de suprimentos é entender exatamente como o mesmo funciona, ou seja, ter domínio técnico de suas funcionalidades.

Assim, é preciso que você compreenda quais são os dados que podem ser armazenados, como:

 

Nome da empresa

Lote de fabricação do produto

Data de validade

Código da mercadoria

Descrição do item

Entre outros.

 

Sabendo desses detalhes ficará muito mais fácil fazer a gestão de seu negócio, visto que em um único código de identificação você poderá reunir o máximo de dados relevantes, otimizando os processos dentro da empresa.

 

NÃO LIMITE O USO DOS SEUS QR CODES

Entre os novatos no assunto, muitos acreditam que a codificação de uma informação vai impressa apenas no produto final, mas saiba que isso não é verdade.

Dessa forma, entenda que é possível ter o QR code também em pallets, lotes grandes do produto e até mesmo em locais de armazenamento (prateleiras, andar específico, rua e etc).

Isso tudo agiliza a comunicação e melhora a experiência do negócio, visto que se pode acompanhar o produto desde sua fabricação até o momento da venda ao consumidor final.

Então, para começar a usar o QR code em sua cadeia de suprimentos, tenha em mente que as aplicações são infinitas, não se limite apenas a estampa da codificação no item que vai ao comércio.

 

APRENDA COMO RASTREAR SUA MERCADORIA

Após saber estruturar as informações relevantes que deseja, é hora de pôr em prática a tecnologia empregada nesse tipo de código.

Para isso, basta que você aprenda a organizar sua empresa de forma eficiente, para que você saiba exatamente onde está localizada a sua mercadoria quando precisar de algum dado.

Assim, para que se tenha uma boa rastreabilidade do item ou lote, é essencial que os seus QR codes sejam precisos, ou seja, organizados e com conteúdo relevante.

Uma dica para isso, para usar esse código em sua cadeia de suprimentos, é montar uma infraestrutura de identificação de endereços de estoques, onde sempre que uma mercadoria chegar, se bipe a codificação adequadamente.

Isso facilitará e muito a sua vida e a dos funcionários, visto que se otimizará o tempo procurando um produto ou lote e afinal tempo é dinheiro, não é mesmo?

 

INTEGRE OS PROCESSOS DO SEU NEGÓCIO

De nada adiantará investir em um código QR code, buscar soluções tecnológicas para inovar em sua empresa ou treinar seus funcionários se não promover a integração dos serviços da sua empresa.

O que eu quero dizer com isso? É simples! É essencial que se tenha a união de dados, relatórios e processos em um único local, visando uma melhor gestão e consequentemente menor tempo investido em tarefas manuais.

Sendo assim, para que o seus QR codes funcionem com sucesso, é preciso que se faça previamente um planejamento dentro da empresa, objetivando usar esse recurso associado à um software que conste essas e outras informações gerenciais, como um único banco de dados.

Dessa forma, todos os processos do seu negócio estarão integrados, ou seja, estarão se comunicando de maneira simples, ágil e eficaz.

Portanto, agora que você já sabe sobre o QR codes o que é, como funciona e como pode começar a implantar em sua empresa, é hora de desfrutar de todos os benefícios gerados!

Tenha absoluta certeza que a codificação bidimensional poderá ajudar e muito a gestão na sua cadeia de suprimentos, melhorando os seus resultados rapidamente!

Então, use a tecnologia a seu favor, pois o ganho operacional é infinitamente positivo, gerando nesse caso mais agilidade na identificação, rastreamento e controle sobre seus produtos!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.