Uma comissão de trabalho foi montada e deverá elaborar, até outubro, um documento que cria estratégias para garantir agilidade na matrícula e oferta de ensino de qualidade a estudantes com necessidades especiais, em Ponta Grossa. Esse foi o saldo da reunião realizada, na terça-feira (15), pelo Observatório da Inclusão de Ponta Grossa.
Alunos especiais em escolas de PG
O evento contou com a presença de cerca de 90 pessoas no local de realização (sede da ACIPG) e aproximadamente 40 participantes que acompanharam o debate através de rede social. Foram apresentadas demandas surgidas em 2022, que incluíram o relato de pais que tiveram dificuldades para matricular seus filhos, e de jovens que conseguiram vaga, mas ficaram sem o acompanhamento de tutor.
Para solucionar questões como essa, a comissão de trabalho deverá montar um documento que padronize formas de acesso e tratamento de crianças especiais, em 2023. O texto deverá servir para padronizar os atendimentos a esse público, em instituições públicas e da rede privada, compreendendo desde o planejamento de recursos humanos e financeiros, até o treinamento dos profissionais e recebimento das crianças.
O vice-prefeito, Capitão Saulo, assumirá a coordenação do comitê, enquanto o professor Nelson Canabarro, atual vice-presidente do Observatório de Inclusão, será o vice-coordenador do projeto.
Presenças
Estiveram representados os poderes Executivo e Legislativo, e o Ministério Público do Paraná (MPPR) indicou o nome de quem deve participar ativamente da elaboração do documento. Da área de ensino, houve representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), do Núcleo Regional de Educação (NRE) e do Sindicato dos Estabelecimento Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe-PR).
Compareceram representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência, além de UEPG e UTFPR. No debate estiveram os vereadores Ede Pimentel (PSB), Felipe Passos (PSDB), Geraldo Stocco (PSB) e Coletivo (PSOL).