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Encontro discute melhorias no ensino especial em Ponta Grossa

Matrículas e tutoria estão entre os temas a serem debatidos

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Ponta Grossa.

O Observatório da Inclusão de Ponta Grossa realiza, nesta terça-feira (15), um encontro entre pais de alunos e lideranças do setor de ensino, para discutir a situação da educação especial no município. O evento será na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), a partir das 18 horas.

Ensino especial em Ponta Grossa

De acordo com o vice-presidente do Observatório da Inclusão de Ponta Grossa, professor Nelson Canabarro, o objetivo é debater dificuldades que pais relatam estar enfrentando para garantir formação adequada a jovens com necessidades especiais.

Segundo ele, duas situações principais serão apresentadas: a dificuldade para efetivar a matrícula de crianças com deficiência, e a ausência de tutor em casos nos quais o acompanhamento dos alunos é indispensável. Haveria problemas na rede pública e na rede privada.

Prefeitura de Ponta Grossa

Questionada a respeito do assunto, a Prefeitura de Ponta Grossa informou não enfrentar problemas para matrícula. Disse ter 932 alunos matriculados com laudos médicos que atestam suas necessidades especiais. Desses, 154 estudantes (109 em escolas e 45 em CMEIs) necessitam profissionais auxiliares.

O município não informou quantos estão sem esse apoio, mas declarou que “já realizou neste ano mais de 250 análises de currículos e entrevistas com candidatos a esse trabalho, buscando pessoas que atendam às características de cada um dos estudantes. Estas contratações estão sendo realizadas com prioridade. Todos esses alunos já estão recebendo ou irão receber o atendimento de auxiliares de inclusão, à medida em que as contratações em processo sejam finalizadas”.

Estratégias

Canabarro afirma que o objetivo do encontro é traçar estratégias para que problemas sejam sanados e que, no próximo ano letivo, a estrutura das instituições de ensino esteja devidamente preparada para recepcionar todos esses jovens. A preocupação é maior em relação aos autistas e crianças com Síndrome de Down, para quem os professores precisam estar devidamente instruídos na forma correta de ensinar.

Rede privada

A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais contatou a presidência do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe-PR) regional dos Campos Gerais a respeito do tema. A entidade informou não ter conhecimento de problemas referentes a matrículas e tutoria a alunos especiais na rede privada de ensino.

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