em

Comissão irá elaborar plano para alunos especiais em escolas de PG

Documento deve ficar pronto em outubro

Foto de evento do Observatório da Inclusão de Ponta Grossa, em auditório da ACIPG
Encontro contou com cerca de 90 pessoas / Foto: Divulgação

Uma comissão de trabalho foi montada e deverá elaborar, até outubro, um documento que cria estratégias para garantir agilidade na matrícula e oferta de ensino de qualidade a estudantes com necessidades especiais, em Ponta Grossa. Esse foi o saldo da reunião realizada, na terça-feira (15), pelo Observatório da Inclusão de Ponta Grossa.

Alunos especiais em escolas de PG

O evento contou com a presença de cerca de 90 pessoas no local de realização (sede da ACIPG) e aproximadamente 40 participantes que acompanharam o debate através de rede social. Foram apresentadas demandas surgidas em 2022, que incluíram o relato de pais que tiveram dificuldades para matricular seus filhos, e de jovens que conseguiram vaga, mas ficaram sem o acompanhamento de tutor.

Para solucionar questões como essa, a comissão de trabalho deverá montar um documento que padronize formas de acesso e tratamento de crianças especiais, em 2023. O texto deverá servir para padronizar os atendimentos a esse público, em instituições públicas e da rede privada, compreendendo desde o planejamento de recursos humanos e financeiros, até o treinamento dos profissionais e recebimento das crianças.

O vice-prefeito, Capitão Saulo, assumirá a coordenação do comitê, enquanto o professor Nelson Canabarro, atual vice-presidente do Observatório de Inclusão, será o vice-coordenador do projeto.

Presenças

Estiveram representados os poderes Executivo e Legislativo, e o Ministério Público do Paraná (MPPR) indicou o nome de quem deve participar ativamente da elaboração do documento. Da área de ensino, houve representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), do Núcleo Regional de Educação (NRE) e do Sindicato dos Estabelecimento Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe-PR).

Compareceram representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência, além de UEPG e UTFPR. No debate estiveram os vereadores Ede Pimentel (PSB), Felipe Passos (PSDB), Geraldo Stocco (PSB) e Coletivo (PSOL).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.