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Comércio de Ponta Grossa faz campanhas para alavancar vendas de Dia das Mães

Horário de funcionamento voltou a ser normalizado através de decreto municipal

(Foto: Arquivo DC)

Segunda data mais importante do varejo, o Dia das Mães deste ano, que será celebrado no próximo domingo (9), está mais otimista que o de 2020: segundo pesquisa da Fecomércio, 80,2% dos paranaenses pretendem presentear na data, intenção de compras 18% maior que a do ano passado. Para incentivar o consumo, que deve injetar R$ 820 milhões na economia do estado, Ponta Grossa conta com duas campanhas já tradicionais realizadas pelos lojistas.

Uma delas é a da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG): cada R$ 100 em compras realizadas nas 112 lojas participantes rendem uma ‘raspinha’ para concorrer a brindes instantâneos, como vale-compras, serviços e produtos de segmentos diversos. Para os consumidores, a campanha vai de 26 de abril a 18 de maio e para as lojas que tenham interesse em participar o prazo é até esta sexta-feira (7).

Outra campanha é a realizada pelo shopping Palladium, no estilo acumulativo. Cada CPF que somar R$ 500 em compras nas lojas participantes terá direito a uma cool bag (mochila térmica) feita exclusivamente para a ocasião. Assim como em ações passadas os valores de compra são cumulativos, ou seja, não precisa completar R$ 500 em apenas uma loja, e é necessário apresentar as notas fiscais no Posto de Trocas do shopping. A campanha iniciou no dia 24 de abril e segue até o dia 9 de maio (ou enquanto durar o estoque das cool bags).

Horários de atendimento

Um novo decreto publicado na última semana permite, pelo menos até esta sexta-feira (7), que o comércio retome o atendimento em horário normal, com proibição de funcionamento apenas nos domingos.

O texto é válido para o comércio de rua – que varia de horário conforme a loja – e para os shoppings e galerias comerciais, que atendem das 10 às 22 horas diariamente – exceto aos domingos, seguindo o decreto vigente.

No caso dos mercados, pelo menos segundo o decreto que vigora até sexta (7), os super e os hiper podem funcionar de segunda a sábado, vendendo apenas por delivery nos domingos, e os mercados podem atender diariamente.

Intenção de compras no comércio presencial é maior

Segundo a pesquisa da Fecomércio, que revela a intenção de compras dos paranaenses para o Dia das Mães de 2021, o local das compras mudou um pouco em relação à 2020, com aumento do comércio presencia. Por causa das severas restrições causadas pela pandemia, a escolha pelas lojas de rua havia caído para 38,8% no ano passado, mas continuavam sendo a preferência dos consumidores, enquanto as compras pela internet subiram para 24,7%.

Agora em 2021, o comércio de rua, o que inclui as lojas do centro da cidade e de bairro, teve crescimento e corresponderá a 44,9%. Já as compras virtuais caíram para 20,3% este ano. A sondagem afirma que 80,2% dos paranaenses pretendem presentear e que o principal motivo para não presentear é por ter mãe ausente ou falecida, com 26,5%. Os problemas financeiros ou desemprego são o segundo fator mais citado para justificar a falta de presentes, com 23,1%.

“Essa elevação considerável pode ser justificada pela tentativa dos filhos em compensar o distanciamento social imposto pela pandemia, presenteando as mães, e também porque em 2020 muitas pessoas deixaram de presentear por problemas financeiros ou por estarem desempregadas”, avalia a Federação.

Gastos

A maior parte dos presentes (51,1%) deve ser de até R$ 100. O tíquete médio aumentou em relação ao ano passado, subindo de R$ 105,15 para R$ 116,03. “Isso pode ser explicado porque, para compensar a distância, os filhos estão presenteando mais e com presentes melhores”, analisa a Fecomércio.

A pandemia impactou 66,0% dos entrevistados, influenciando principalmente no valor do presente (73,6%), uma vez que para compensar o distanciamento, muitos vão presentear com itens melhores.

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