em

Comando dos bombeiros anuncia melhorias para Ponta Grossa

O comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Samuel Prestes, esteve em Ponta Grossa nesta terça-feira (15). Ele veio participar da cerimônia de condecoração de militares, civis e entidades que colaboraram para o bom desempenho dos serviços prestados no município, e aproveitou a ocasião para anunciar importantes melhorias no que se refere ao combate a incêndio e atendimento rotineiro à população.

Segundo ele, o Governo do Estado tem feito importantes investimentos para equipar os bombeiros, tendo adquirido, recentemente, 35 caminhões para combate a incêndio. “Desde 2012, nenhum novo caminhão havia sido comprado. Agora estamos prevendo a aquisição de mais caminhões equipados, como esses, junto ao [poder] Legislativo Estadual, e alguns devem vir para Ponta Grossa”, disse.

Prestes destacou que 2020 será o ano em que devem ser atualizados os sistemas de comunicação, o que deve favorecer a eficiência no contato com as equipes, seja em incêndio florestal ou urbano. Anunciou que existe a previsão de entrega de novas viaturas no estado, inclusive para a realização de vistorias.

“Outro aspecto importante será a informatização de processos, queremos desburocratizar os trabalhos e dar maior agilidade nos atendimentos”, disse. Também para o próximo ano, está prevista a aquisição de uma nova plataforma mecânica, adaptada às necessidades geográficas de Ponta Grossa no que se refere ao combate a incêndio em altura.

 

Funrebom

Em seu discurso, Prestes lembrou que, no início de sua carreira, era seu desejo atuar como bombeiro em Ponta Grossa, já que o quartel instalado na cidade sempre foi referência. Não conseguiu, em função da concorrência. “Quem estava aqui, não queria sair, e não havia previsão de novas vagas”, recordou o comandante, que então seguiu carreira em Curitiba. A cidade foi pioneira no uso de plataforma mecânica para edifícios mais altos. Tem até hoje o quartel mais antigo do Paraná em funcionamento, de onde os soldados, do alto da torre, anunciavam ao perceber focos de incêndio, em um tempo que ainda não tinha as facilidades do telefone. O comandante defendeu a volta do Funrebom, fundo destinado a manter sempre equipado o serviço no município.

Confira quem foram os homenageados com a medalha Heróis do Fogo

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.