em

Com sede própria, entidade vai dar auxílio a pacientes renais

Associação Paranaense do Renais Crônicos ganha espaço em PG

Sede foi idealizada por pacientes; um deles o professor Dalmo Souza. Foto: Fábio Matavelli

Sonho do professor Dalmo Souza, a sede da Associação Paranaense dos Renais Crônicos começa a receber pacientes nesta segunda-feira (28). O local no Centro de Ponta Grossa abriu as portas nesta sexta (25) para recepcionar amigos e colaboradores do projeto. A intenção é fortalecer o atendimento regional, mas sem virar as costas para pessoas de outras localidades que procurem auxílio na entidade.

Oficialmente a ASPARC foi criada em 30 de julho de 2018 por iniciativa de Dalmo Souza e Bady Cury, mas havia a carência de uma sede própria ao longo dos dois anos. “A ideia surgiu a partir do momento em que eu comecei a fazer hemodiálise e observar a dificuldade que muitos dos pacientes enfrentam, principalmente por ter de deixar de trabalhar”, conta Dalmo.

O tratamento leva tempo longo e é realizado três vezes por semana. Ou seja, na maioria das vezes inviabiliza que o paciente tenha muitas atividades. Além disso, ha efeitos colaterais e comprometimento do orçamento familiar.

Ciente das circunstâncias e sentindo na pele as necessidades, Dalmo e Bady começaram a correr atrás de parcerias que poderiam dar assistência aos pacientes. Por consequência, a Associação consegue diminuir despesas dos mesmos.

“A Santa Casa de Ponta Grossa atende hoje cerca de 200 pacientes entre locais e regionais. Todos aqueles que nos procurarem serão atendidos”, afirma o professor. Os serviços serão gratuitos para os mais carentes. “Estaremos abertos a todos os pacientes. Alguns atendimentos serão gratuitos para todos. Outros, dependendo da situação financeira, serão gratuitos só para os carentes”, esclarece.

Serviços

A sede terá uma sala de fisioterapia, serviço de assistência jurídica e de nutricionista. Também haverá um espaço reservado para receber o paciente, realizar agendamentos e todas as assistências que podem ocorrer fora da sede.

Sonho

Desde que descobriu o caso de rim policístico há seis anos, Dalmo começou a vivenciar dramas de pacientes. A hemodialise despertou novas visões. “Para mim é um sonho começando a ser realizado, mas ainda quero muito mais. É um objetivo a longo prazo. Nesse período, por exemplo, a criação do nosso site foi fundamental, pois através dele as pessoas passaram a conhecer o projeto e se tornaram colaboradoras”, conta.

Furto na sede

No início da semana, o DC e o DCmais noticiaram que a sede da Associação foi invadida por um ladrão, que deixou o local revirado e levou um computador e ferramentas usadas na montagem da mobília. A situação despertou a solidariedade e, nos últimos dias, a ASPARC recebeu inúmeras doações que auxiliaram para a inauguração.

“Muita gente se sensibilizou após a notícia do furto e nos procurou para ajudar a refazer a Associação. Não posso deixar de agradecer”, relata e reconhece Dalmo.

Endereço

A sede da Associação Paranaense dos Renais Crônicos fica na Rua Júlio de Castilhos, n° 795 – Sala 2. O espaço é na esquina com a Rua Coronel Francisco Ribas, no Centro de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.