em

Com necrotério cheio, corpo aguarda traslado em sala de tomografia

Corpo ficou esperando traslado na sala de tomografia (divulgação)

Uma denúncia de que um corpo estava aguardando traslado na sala de tomografia do Hospital Municipal de Ponta Grossa percorreu vários grupos de Whatsapp nesta quarta-feira (10). Fotos divulgadas mostravam que um paciente que morreu no hospital Amadeu Puppi foi colocado na sala, que está desativada.

Os usuários da rede social questionaram o motivo para tal acontecimento e como os profissionais do local procedem quando pacientes falecem no hospital. Outros ainda falaram sobre a possibilidade de o paciente ter suspeita de covid-19, o que seria um risco para os funcionários e demais pacientes do hospital.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Ponta Grossa, o governo municipal explicou que não havia mais lugar no necrotério da instituição de saúde. “Diante do número de óbitos e da capacidade de acolhimento do espaço,  bem como na demora das instituições funerárias na retirada dos corpos, em situações emergenciais, pode haver a necessidade de acomodação em outros espaços”, diz a nota.

Ainda sobre os questionamentos de que o paciente podia estar com coronavírus, a prefeitura esclareceu que “o óbito não se tratava de suspeita de covid, uma vez que nesses casos existe um procedimento diferenciado para manejo do corpo”. A Fundação Municipal de Saúde ressalta que a lotação do necrotério ocorre por conta dos óbitos ocorridos na instituição, bem como os óbitos ocorridos em vias públicas, os quais são encaminhados pelo SAMU até a estrutura do Hospital.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.