em

Com estreia, Operário defende a liderança

Ricardo Bueno deixou o Operário no meio da temporada. Foto: André Jonsson/OFEC

A 9ª rodada do Campeonato Paranaense começa com o Operário Ferroviário na liderança. É verdade que o Fantasma contou com mais sorte do que juízo, visto que adversários diretos na briga pela ponta acabaram tropeçando nos últimos jogos. Só que o alvinegro não pode mais vacilar. Neste sábado (8), a partir das 18h, o time comandado por Matheus Costa recebe o Cianorte no Estádio Germano Krüger.

Uma vitória simples dentro de casa mantém o Operário no topo e levaria a equipe aos 17 pontos. Em contrapartida, um empate ou uma derrota podem derrubar o Fantasma até para a 6ª colocação em caso de uma combinação de resultados ‘catastrófica’. Um dos candidatos à ultrapassagem é o próprio Cianorte, que está em sexto com 12 pontos.

Pela primeira vez, depois das incertezas causadas pela pandemia de covid-19, todos os times estão em condição de igualdade. Os 12 participantes fizeram oito partidas até esta sexta-feira (7).

Estreia

A principal novidade promovida por Matheus Costa é a estreia do volante Marcelo Machado, ex-Guarani, que vai ocupar a função do lesionado Leandro Vilela. “O Marcelo [Machado] vai iniciar a partida. Ele nos dá essa condição de posse de bola, tem um bom passe para frente e tem como característica o número 5, a proteção na frente da defesa e tem boa disposição de disputa aérea”, argumenta o treinador.

O meio de campo, inclusive, é o setor com o maior número de desfalques. Também estão contundidos Pedro Ken, Rafael Oller e Marcelo. Já Leandrinho cumpre suspensão. Assim, Rafael Chorão e Tomás Bastos serão titulares.

Costa também promove os retornos de Alex Silva, Fábio Alemão, Djalma Silva, Jean Carlo e Ricardo Bueno, poupados na derrota para o Toledo. Permanecem no departamento médico os zagueiros Rafael Bonfim e Odivan.

Adversário

Para o duelo deste sábado em Ponta Grossa, o técnico do Cianorte, João Burse, não pode contar com o volante Morelli, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em compensação, terá o retorno do atacante Grafite, que cumpriu suspensão diante do Maringá. Já o lateral direito Michel, que ficou fora do último jogo por conta de lesão no tornozelo, ainda é dúvida.

O Leão do Vale pode estrear o meia Rafael Carvalheira, que estava no Ceará. No ataque, Buba e Wilson Júnior disputam a titularidade. Quem tem lugar cativo é Pachu. A defesa do Operário precisa ficar de olho nele. Com cinco gols, o atacante é o artilheiro isolado do Paranaense 2021.

Ficha técnica

Operário: Simão; Alex Silva, Fábio Alemão, Rodolfo Filemon e Djalma Silva; Marcelo Machado, Rafael Chorão e Tomás Bastos; Jean Carlo, Felipe Garcia e Ricardo Bueno. Técnico: Matheus Costa

Cianorte: Bruno; Rael, Maurício, Edu Doma e Michel (Inayã); Zé Vitor, Calabrês e Rafael Carvalheira (Sávio); Buba (Wilson Júnior), Grafite e Pachu. Técnico: João Burse

Data/Horário: 08/05/2021 (sábado), às 18h
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa
Arbitragem: Adriano Milczvski (Curitiba) auxiliado por Luís Henrique Amadori (Curitiba) e Remy Neves Moro (Curitiba)

* Reportagem produzida antes dos jogos desta sexta-feira, quando o FC Cascavel venceu o Toledo e assumiu a primeira colocação do Paranaense, com 15 pontos. O Operário, agora com um jogo a menos, tem 14.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.