em

Coleta seletiva em PG muda de horário

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa anunciou, ontem, mudanças significativas no sistema de coleta seletiva de lixo no Município. As alterações começam a ser divulgadas agora, mas devem ser efetivadas a partir do próximo dia 30. A mudança mais significativa se refere aos horários de coleta, que passam a ocorrer somente durante o dia.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barros, o objetivo é otimizar a reciclagem em Ponta Grossa. “Percebemos que estava ocorrendo o recolhimento inadequada de lixo. Em muitos casos, o lixo orgânico ia para a associação de reciclagem e o reciclável ia para o aterro. A melhor forma de corrigir isso foi estabelecendo a coleta seletiva somente no período diurno”, explicou.

Além dessa mudança nos horários, também foram criadas novas rotas. As regiões da Nova Rússia (incluindo Avenida Ernesto Vilela e Rua Dom Pedro II), Santa Paula (Na Rua Nicolau Klüppel Neto) e Centro contarão com cinco carrinhos elétricos, obtidos graças a uma parceria da Prefeitura com a empresa Madero, que também farão a coleta porta-a-porta, priorizando áreas comerciais. No Centro, a coleta também deixa de ocorrer todos os dias, e ocorre em horários alternados, também para evitar a confusão no momento da coleta.

Além disso, 20 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) foram remanejados, retirados de locais onde eram pouco usados e colocados em áreas de maior circulação de pessoas. O Distrito de Guaragi, por exemplo, foi uma das regiões que ficaram sem PEV, porque a equipe técnica da Secretaria identificou baixa utilização, e verificou que o Programa Feira Verde, que troca recicláveis por alimentos, tinha melhor sucesso no local. Os detalhes de novas rotas, horários, e locais de instalação de PEVs estarão no site da Secretaria (smma.pontagrossa.pr.gov.br) no final deste mês.

 

Campanha

A elaboração das mudanças contou com a parceria da empresa Ponta Grossa Ambiental, que realiza a coleta de lixo na cidade, e tem como objetivo, a médio prazo, a redução da quantidade de resíduos encaminhados ao Aterro Botuquara. A Prefeitura planeja para o início de 2018 a realização de campanha educativa e publicitária visando uma maior participação da comunidade na separação correta do lixo. Os trabalhos desenvolvidos até o momento no que se refere a reciclagem contaram com a parceria de empresas e associações, a exemplo da Madero, BRF, Heineken, Ambev, Assocampos, Frísia, Tetrapak, Acipg e Apras.

200 m³ – é a quantidade de material reciclável recolhida diariamente, em média, em Ponta Grossa

100 – é o número de trabalhadores que atuam nas associações de separação de recicláveis

134 – é o número de PEVs espalhados pela cidade. A intenção é ampliar esse número para todos os mercados e postos de combustível

Divulgação
Objetivo é otimizar coleta e separação de lixo reciclável

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.