em

CMT volta a se reunir, mas não sugere valor da tarifa de ônibus

Ônibus do transporte coletivo circulam pelas ruas de Ponta Grossa
Foto: Arquivo DC

O Conselho Municipal de Transportes (CMT) voltou a se reunir, nesta terça-feira (23), para debater o reajuste na tarifa de ônibus praticada em Ponta Grossa. A reunião, que foi a quarta relacionada ao tema, ocorreu de forma inesperada. Isso porque o presidente do CMT, Elidio Carlos de Curi Macedo, já havia informado que a terceira havia sido a última reunião para tratar do assunto.

Foto: José Aldinan

No entanto, segundo ele, a Prefeitura de Ponta Grossa solicitou a quarta reunião, na qual deveria ser passada uma sugestão de valor para a nova tarifa. Macedo já havia mencionado, em outras oportunidade, que não havia essa intenção entre os membros do Conselho. Os encontros foram pautados na proposição de sugestões para reduzir o impacto dos custos do sistema ao usuário final.

“O que fizemos agora foi pedir que a AMTT realizasse simulações de como ficaria a tarifa, com a implantação das 11 sugestões já havíamos apresentado. Agora vamos protocolar outro ofício com essas simulações”, informou Macedo. Novamente, ele destacou que não são sugestões de valor do Conselho, mas apenas a análise da AMTT feita a partir das simulações, repassadas à prefeitura para a tomada de decisão.

Auditoria

O pedido do Município por nova reunião do CMT, parece indicar que a Prefeitura dará seguimento ao processo de reajuste no valor da tarifa de transporte público. No dia 10 de novembro, uma recomendação administrativa do Ministério Público do Paraná pediu que o Município fizesse auditoria das contas da Viação Campos Gerais, antes que conceder reajuste ao preço do serviço oferecido aos usuários. Até o momento, a prefeitura não informou se irá acatar a recomendação. Mas o pedido de nova reunião dá a entender que a intenção é anunciar a nova tarifa nos próximos dias. A tarifa atual é de R$ 4,30, e o último reajuste ocorreu em 2019.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.