em

Ciclovia de Itaiacoca deve ser concluída em seis meses

(Foto: Arquivo DC)

A ciclovia que ligará o Bairro Uvaranas à região do Passo do Pupo, no Distrito de Itaiacoca, deve estar pronta dentro de 180 dias. Essa é a estimativa da Prefeitura de Ponta Grossa, que informa que 38% da obra foram executados, conforme detalhado pela assessoria de imprensa, a pedido da reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais.

A construção da ciclovia foi iniciada em agosto de 2020, tem previsão de 17,5 quilômetros de pavimentação às margens da PR-513, no prolongamento da Avenida General Carlos Cavalcanti. A obra começou com a recuperação de um trecho de ciclovia já existente, nas proximidades do campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

No contrato original, a obra estaria concluída em maio deste ano (270 dias), mas um aditivo estendeu o prazo de execução em 115 dias, até 25 de agosto de 2021, conforme detalhado no Portal da Transparência. Com a estimativa de término em dezembro, o município, possivelmente, irá publicar pelo menos mais um aditivo de prorrogação de prazo para a obra.

O investimento da obra é de R$ 4,7 milhões, com recursos estaduais, mediante convênio com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. A proposta é alavancar a prática de ciclismo e fortalecer o trecho como rota turística.

Atletismo

Andriele Cândido, 27 anos, é atleta profissional e faz parte da equipe Ciclismo PG, junto com outras nove jovens. Ela faz uso quase que diariamente do trecho entre Uvaranas e Passo do Pupo para seus treinos, que variam de uma a três horas. Na tarde dessa quarta-feira (16), a reportagem do DC a encontrou encerrando mais uma tarde de pedalada individual.

Andriele conta que já vem fazendo uso do trecho finalizado da ciclovia, e aguarda com ansiedade a liberação da pista completa. Segundo ela, a obra ficou lenta por alguns meses, mas ganhou velocidade a partir de abril, e seu término vai mudar bastante sua rotina.

Além da questão de segurança, a ciclovia também deve conferir um ganho aos treinos. “Vai ser ber melhor, porque hoje tem alguns trechos que tem que parar, diminuir a velocidade, olhar para o lado. Com a obra concluída, o treino deve ser contínuo”, diz.

Andriele: “Ciclovia dará melhores condições para treinos dos atletas” (Foto: Fábio Matavelli)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.