em

Chuvas evidenciam demanda por pavimentação nos bairros

A ocorrência de chuvas frequentes, em maior ou menor intensidade, nos últimos dias, fez aumentar as reclamações sobre problemas estruturais em Ponta Grossa. Enquanto que em algumas das vias principais o problema são os buracos que surgem em pavimentação antiga, nos bairros e vilas mais afastadas do Centro a questão são as ruas sem asfalto ou calçamento.

Moradores do Parque dos Sabiás, por exemplo, estão cobrando melhorias urgentes. As ruas são todas sem pavimentação e, em dias de chuva, a poeira vira lama. Adriele Ferreira, 26 anos, explica que é especialmente complicado para mulheres com crianças pequenas, que precisam ir e voltar do Cmei. "Aqui não temos nada. Só sai de casa quem realmente precisa", diz ela, em um dos extremos da vila. No outro lado do conjunto, a rua Maria Senger Schwab permite a ligação com o núcleo Pimentel, mas João Nilson, 48 anos, diz que a ligação praticamente não existe quando chove.

“Aqui tinha uma ponte de madeira sobre o ‘esgoto’. Puseram uma manilha, mas que não vence o volume de água quando chove. A água sobe, junto com o esgoto”, diz Nilson.

Jonathan dos Santos, que mora em uma casa de frente a essa ligação, decidiu roçar ele mesmo o mato que cresce ao lado da rua. “Aqui tá uma vergonha. Precisamos de ajuda urgente”, comenta, lembrando que muitas crianças estudam no Cmei do Pimentel, o que torna a travessia pelo local uma rotina diária, de segunda a sexta-feira.

Os moradores também reclamam do fato de não terem ônibus. Quem quiser fazer uso do transporte público, precisa se deslocar para o Pimentel, que é a linha que atende o Parque dos Sabiás.

 

Neste mês

O secretário municipal de Serviços Públicos, Márcio Ferreira, informou que as equipes estão ainda com o cronograma em andamento do Parque dos Pinheiros e no Parque das Andorinhas, e que o Parque dos Sabiás será o próximo a receber melhorias nas ruas, ainda neste mês de março. Os serviços devem ser concluídos em 30 dias. Segundo ele, não ocorrem alagamentos, mas o deslocamento fica prejudicado com o tempo ruim. Ele não detalhou se existe previsão de cascalhamento. A assessoria de imprensa da prefeitura declarou que a AMTT enviará técnicos ao local para que seja feita análise da viabilidade de alterações na atual linha de ônibus que atende a região.

 

Serviço 156

A prefeitura orienta a população a, sempre que perceber a necessidade de melhorias em infraestrutura, especialmente em vias públicas, entrar em contato pelo telefone 156. Esse canal de atendimento permite o registro de protocolos que incluem a solicitação de tapa-buracos, poda de árvores e roçada de capim, por exemplo. O número de registros em uma região é um dos fatores determinantes para o agendamento e priorização dos trabalhos da prefeitura. Também é possível solicitar asfalto por meio de contratação da CPS, através do telefone 3026-1600.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.