em

Cescage inaugura nesta sexta-feira (27) novos consultórios de Enfermagem

Inauguram nesta sexta-feira (27), os novos consultórios de Enfermagem das Faculdades Cescage. Ampliando seus atendimentos especializados na área de saúde o Cescage abrirá mais dois consultórios com ênfase à Saúde da Mulher, aproveitando as comemorações do Outubro Rosa. A inauguração acontece às 10h30, na Unidade Ecológica Olarias (Rua Tomazina, s/n). O consultório ‘Bem me Quero’, realizará coleta de preventivo e exame clínico das mamas. Já o ‘MamAmor’, será voltado para acolhimento às mães que tenham dificuldades durante a amamentação. Os atendimentos não necessitam de encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Interessados podem marcar o atendimento por telefone.Além disso, a comunidade pode continuar realizando os procedimentos no Consultório Cicatriza que trata pessoas com lesões venosas e/ou arteriais e feridas cirúrgicas de difícil cicatrização.

 

Bem me Quero

 

Os atendimentos nos consultórios do Cescage são realizados por acadêmicos com a supervisão de professores. No consultório ‘Bem me Quero’ a expectativa é fazer aproximadamente 180 atendimentos através de exame clínico das mamas, coleta de preventivo e encaminhamento para mamografia. Em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, os resultados dos preventivos chegarão no Cescage e os profissionais conseguirão prescrever medicamentos de acordo com o protocolo municipal.

 

“O consultório abrirá com o objetivo de ampliar a oferta desse serviço no Município, oferecendo um atendimento de qualidade, promovendo um aumento na coleta de exames preventivos, atingindo principalmente a população que não consegue ser contemplada pelo horário restrito de atendimento das Unidades de Saúde, já que nosso serviço funcionará das 16h30 às 21h”, detalhou a professora Gabriele De Vargas Marcovicz. Atendimentos nas segundas, terças e quintas-feiras.

 

As coletas serão realizadas somente nas mulheres que estejam na faixa etária de rastreamento, entre 25 e 64 anos, que segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o período de maior prevalência de lesões de alto grau. Estas mulheres poderão agendar seu horário via telefone, não necessitando de nenhum encaminhamento da Unidade Básica de Saúde.

 

MamAmor

 

O Consultório MamAmor terá como foco a assistência direta e individualizada às mães e recém-nascidos que estejam com dificuldades para manter o aleitamento materno. O consultório contará com uma professora enfermeira especialista em pediatria e neonatologia e consultora em aleitamento materno a qual supervisionará o atendimento feito também pelos acadêmicos de enfermagem. Consultório MamAmor, será um ponto de coleta do Bando de Leite, onde as mulheres podem doar ou até mesmo levar as doações, que serão encaminhadas posteriormente para o Banco de Leite Humano de Ponta Grossa.

 

As mulheres que necessitam de um cuidado especializado podem procurar o consultório, nos horários 13h30 às 18h30. Atendimentos nas segundas e quintas-feiras. A proposta é atender em média 130 mães por mês. O leite materno é um alimento vivo, completo e natural, adequado para todos os recém-nascidos, salvo raras exceções, o qual traz inúmeros benefícios tanto para mãe quanto para o bebê conforme descreve a coordenadora do consultório MamAmor, Allana Pietrobelli Trierweiler.

 

“Queremos oferecer suporte técnico e assistencial, envolvendo alunos de enfermagem, fornecendo abordagem individualizada às mulheres, atuando no sentido de identificar precocemente os problemas relacionados à amamentação e fornecendo soluções práticas e eficazes para a eliminação destas, favorecendo a continuidade do aleitamento materno”, diz.

 

Atendimentos Humanizados

 

Há mais de 4 anos o curso de Enfermagem realiza aproximadamente 150 atendimentos mensalmente no Consultório Cicatriza. Após avaliação do paciente é direcionado um plano de cuidados para as lesões. Na sua maioria, trata-se de lesões venosas e/ou arteriais, ou ainda, feridas cirúrgicas de difícil cicatrização. O trabalho é realizado em parceria com o curso de Fisioterapia para tratamento com laserterapia.

 

Os portadores de feridas crônicas em alguns casos são encaminhados através das Unidades Básicas de Saúde. A professora Vanessa Ferreira, comentou que além da assistência de enfermagem individualizada os mesmos recebem orientações de cuidados com alimentação, hidratação e repouso. “Nosso consultório é muito importante em vista que o portador de ferida crônica muitas vezes já realizou várias tentativas sem sucesso para a cicatrização da ferida. Reabilitar essa pessoa a sociedade visa melhorias para a qualidade de vida e diminuição de comorbidades”, disse.

 

A coordenadora do curso de Enfermagem, Elaine Portes, avaliou positivamente a ampliação dos consultórios. “Atuamos para melhorar a área da saúde, sempre voltado ao atendimento humanizado, preocupando-se em primeiro lugar com a qualidade de vida e o bem-estar do paciente. Além de capacitar os nossos estudantes, estaremos contribuindo para atender uma demanda de saúde pública”, comentou.

 

O diretor geral das Faculdades Integradas dos Campos Gerais – Cescage, José Sebastião Fagundes Cunha Filho, relatou a preocupação da instituição nas questões de saúde. “O Cescage é uma empresa que nasceu em Ponta Grossa e trabalha para o crescimento da cidade e região dos Campos Gerais. O primeiro curso de Enfermagem da região é da nossa instituição. Com os novos consultórios conseguiremos fazer o trabalho de formar cidadãos qualificados e colaborar com a saúde de todos”, enalteceu.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.