em

Centro de Hematologia do HU será finalizado final do mês

 

 

 

As obras do novo Centro de Hematologia do Hospital Universitário (HU-UEPG), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), serão finalizadas no final deste mês. A construção do centro iniciou em novembro de 2018 e recebeu investimento de R$ 1,4 milhão, verba destinada pelo governo do Estado.

De acordo com o diretor do HU e vice-reitor da universidade, Everson Krum, a criação de um Centro em Hematologia no HU responde a um problema antigo na saúde pública dos Campos Gerais: pacientes precisam viajar para Curitiba para realizar o diagnóstico e tratamento da leucemia.

Com a verba destinada, foi possível realizar a compra de equipamentos e acessórios, além da reforma e readequação das alas do HU que receberão o novo serviço. "Além disso, também teremos uma farmácia especializada em quimioterapia. O Centro de Hematologia será destinado para tratar, além da leucemia, doenças como linfomas e anemia", apontou Krum.

O novo centro terá, inicialmente, 12 leitos para internamento, sete cadeiras para infusão de quimioterapia, consultório de hematologista, farmácia para manipulação de quimioterápicos e laboratório especializado em diagnóstico e pesquisa hematológica.

“Essa é uma conquista para a cidade e região, com reflexos no atendimento público e no ensino para os cursos da área da Saúde da UEPG”, lembra Everson.

Logo que as obras estejam finalizadas, o diretor do HU adianta que o hospital fará alguns testes internos para início do tratamento. "Acredito que a partir do mês de maio já será possível iniciar os atendimentos aos pacientes", disse Krum.

Melhorias

De acordo com o professor da UEPG, Bruno Ribeiro Cruz, o Centro de Hematologia é essencial para o diagnóstico e acompanhamento de qualquer doença. O professor lembra que atualmente esse tipo de diagnóstico sempre é encaminhado para outras cidades.

“Cada momento que se aguarda é um dia a menos de tratamento e chance de cura do paciente também acaba diminuindo. Com essa estrutura aqui no HU, vamos acabar conseguindo melhorar e muito esse cenário”, destaca Ribeiro.

A professora Carolina Bührer vai coordenar o serviço de Farmácia Oncológica do Centro e lembra que o tratamento de hematologia requer um preparo especial dos medicamentos quimioterápicos. “Isso requer uma estrutura cara fruto de um investimento significativo. O próprio manuseio destes medicamentos é feito em um local específico”, comenta.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.