em

Cemitérios terão álcool gel, mas não limitarão público

Eliane garante limpeza de túmulos há mais de 20 anos (Fábio Matavelli)

Para muita gente, entrar em um cemitério, nem pagando. Mas Eliane Wolski, 57 anos, faz disso uma oportunidade e uma missão há mais de duas décadas. Na tarde desta quarta-feira (28), ela realizava a limpeza de mais um jazigo. Em média, são mais de 80 por mês. As famílias pagam para ter o último descanso dos entes queridos bem cuidado, e cabe a Eliane essa honrosa tarefa.

Às vésperas do Dia de Finados, esse trabalho se intensifica. A quarta-feira foi o último dia para solicitar autorização para limpeza e reparo de túmulos em Ponta Grossa. Os serviços ainda podem ser realizados até dia 1º, data que antecede o feriado responsável por levar milhares de pessoas a caminhar entre as lápides dos 20 cemitérios da cidade, à procura de um rosto ou nome conhecido e que inspire saudade.

Não haverá restrição de público. Mas, neste ano incomum, há regras ainda mais específicas para ir aos cemitérios. Os visitantes e comerciantes precisarão redobrar cuidados na prevenção contra o novo coronavírus. Para realizar os serviços nos cemitérios, é necessário seguir as recomendações de limpeza, sanitização e distanciamento.

A fim de evitar aglomeração na Praça de Atendimento da Prefeitura, os ambulantes que efetuaram protocolo solicitando autorização para trabalhar nos cemitérios no ano de 2019, estarão automaticamente autorizados a atuar na mesma função em 2020. No ano passado foram cadastrados 350 ambulantes. Neste ano, somam-se a esse número mais 22 autorizações.

Comerciantes

Ponta Grossa possui 20 cemitérios municipais distribuídos da seguinte maneira: 06 (seis) na região urbana e 14 (catorze) nos distritos, além de 02 (dois) cemitérios particulares. A fiscalização por parte do departamento responsável seguirá os moldes do ano anterior, reforçando a necessidade de que os ambulantes sigam com as recomendações de distanciamento, higienização, disponibilização de álcool em gel e utilização de máscaras durante o trabalho. Novos cadastros e demais informações devem ser consultadas pelo telefone 3220-1000 ramal 2359.

Álcool gel nos cemitérios

Apesar de os cemitérios serem espaços abertos, o coronavírus ainda existe, e a recomendação da prefeitura é que as pessoas evitem locais com aglomeração. Segundo a prefeitura, haverá álcool gel nas entradas de cada cemitério. Conforme previsto no decreto 17.900, é obrigatório o uso de máscara em locais públicos, e a recomendação é de que pessoas integrantes do grupo de risco não ingressem ou permaneçam em locais de acesso público. Para as pessoas que, mesmo assim, queiram visitar os cemitérios, é necessário que as recomendações sejam consideradas. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.